Seminário na Fiocruz debate aumento de acidentes e mortes por picadas de escorpião em crianças

4 votos

Em seis anos, no Brasil, quase 400 mil ocorrências e os óbitos crescem na faixa etária entre 0 e 9 anos 

Segundo os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan Net, do Ministério da Saúde, entre 2010 e 2015, foram notificadas 393.933 ocorrências de pessoas picadas por escorpião em todo o país; dessas, 48.198 eram crianças na faixa etária entre menos de um ano até os nove anos de idade. O número de óbitos, aparentemente pequeno, mostra que – dos 480 notificados em todo o Brasil – 192, ou seja 40%, ocorreram justamente nesta faixa etária.

Em todas as regiões do Brasil, os estados que mais se destacam com o número de ocorrências de picadas de escorpião em toda a população para o período 2010-2015 são: Minas Gerais (88.666), São Paulo (55.323), Bahia (57.341), Pernambuco (38.836), Alagoas (35.093), Pará (10.248) e Paraná (6.396).

Preocupados com esses números, o Centro de Estudos do Icict/Fiocruz e o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) realizam dia 12 de dezembro próximo um evento que pretende alertar a sociedade sobre os riscos de intoxicações de crianças por animais peçonhentos, em especial, os escorpiões: o seminário “Prevenção de intoxicações em foco”, que terá como tema “Prevenção em foco: panorama das intoxicações infantis e ações educativas” e acontece no Icict/Fiocruz.

No evento que será mediado por Rosany Bochner, coordenadora do Sinitox, estarão presentes a coordenadora do Centro de Controle de Intoxicações de Niterói (CCIn)/Rio de Janeiro, Ana Cláudia Lopes de Moraes, que falará sobre “Intoxicações em crianças: uma panorama do cenário atual”; o ex-diretor científico do Instituto Vital Brazil, o biólogo Cláudio Maurício de Souza, que abordará “Acidentes com escorpiões em crianças e medidas de prevenção”; a coordenadora do Serviço de Educação do Museu da Vida, Ida Gomes, que enfocará a “Divulgação científica, público infantil e prevenção em Saúde”, e por fim, os líderes do Polo de Jogos e Saúde, do Multimeios/Icict/Fiocruz, Marcelo de Vasconcellos e Flávia Carvalho, que debaterão a “Estratégia de jogos digitais na prevenção de intoxicações” e farão a apresentação do jogo virtual “Quem deixou isso aqui?”, que é voltado para conscientização dos perigos de intoxicação doméstica e proporciona uma experiência de cuidar de uma criança muito curiosa e ativa.

O evento terá transmissão on-line pelo link https://webconf2.rnp.br/fiocruz_ccs​ – mas, apenas as pessoas inscritas terão direito a certificado.

Serviço

Evento: Seminário “Prevenção de intoxicações em foco”, com o tema “Prevenção em foco: panorama das intoxicações infantis e ações educativas”

Dia/Horário: 12/12/2016 – Segunda-feira, das 13h30 às 17h

Local: Sala Multimídia do Icict/Fiocruz – Pavilhão Haity Moussatché, Campus Fiocruz na Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro

Inscrições: https://eventos.icict.fiocruz.br – Vagas limitadas à capacidade do espaço. Certificado mediante a inscrição.