Informações sobre Colóquio Internacional “Caminhos de Futuro: Novos Mapas para as Ciências Sociais e Humanas” e CES/Coimbra

10votos

Conforme combinei com muitos colegas da PNH, envio informações sobre o evento em Coimbra.

www.ces.uc.pt (este é o site do CES da Universidade de Coimbra, nele vc poderá ter acesso a informações diversas, como eventos , publicaçoes, outras)

18 a 21 de junho de 2008 – Universidade de Coimbra, Portugal

Aconteceu o Colóquio Internacional "Caminhos de Futuro: Novos Mapas para as Ciências Sociais e Humanas", promovido pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, no período de 18 a 21 de junho de 2008.

 Estive presente nesse evento, que consideramos "grandioso",  tanto pelos debates e reflexões, quanto pelos participantes de diferentes países e culturas; também compareceram da PNH, consultores de Recife, Bernadete e Tiago. No dia 18/06 realizou-se o  ‘WORKSHOP PRÉ-COLÓQUIO: Os Jovens e os Caminhos de Futuro", quando apresentamos comunicações, Bernadete Perez em Eixo temático " Governação e Dinâmicas Sociais Contemporâneas" e eu, Ana Rita,  em eixo " Globalização, Paz e Democracia". Elencamos as demais temáticas/ sessões , em seguida: "Políticas Sociais e Novos Riscos Públicos"; "As Ciências Sociais e as Ciências Humanas"; "Interculturalidade e Pós-colonialismos";"Cartografando Futuros"; "Teorias e metodologias de Investigação e de Intervenção"; "A Universidade do Futuro". Todos estes temas atravessam os debates e produções do CES que tem como Diretor o Prof. Boaventura de Sousa Santos, que proferiu a Conferência Inaugural: " A filosofia à venda, a douta ignorância e a aposta de Pascal". Dentre outros assuntos, o Prof. Boaventura abordou a "epistemologia do Sul", que visa a "recuperação dos saberes e práticas dos grupos sociais que, por vias do capitalismo e colonialismo, foram historica e sociologicamente postos na posição de serem tão só objeto ou matéria-prima dos saberes dominantes, considerados os únicos válidos"…Este Colóquio Internacional teve o propósito  de comemoração dos 30 anos do CES, promovendo "uma reflexão sobre as relações, diálogos e tensões que marcam actualmente o território heterogêneo das Ciêncioas Sociais e Humanas"… 

Durante o Colóquio recebemos a "Revista Crítica de Ciências Sociais", nº 80/março de 2008, que aborda temas  do Colóquio, trazendo artigos dos conferencistas e comentaristas das mesas de discussões. Quem tiver interesse em estabelecer contatos com o CES, informando-se sobre pesquisas e estudos, publicações, entre no site, cadastre-se, e novas portas com certeza se abrirão.

 Ana Rita