Dicas para a sua saúde mental

5 votos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dica para a sua saúde mental:

 

Aprenda a distinguir quem merece uma explicação

 Quem merece somente uma resposta

Quem não merece absolutamente nada.

 

Muitas vezes criamos alguns hábitos que são muito prejudiciais para a nossa saúde mental e isso reflete no nosso corpo. Deixamos de expor nossos sentimentos, de falar das nossas dores e dificuldades para não sermos vistos como chatos.

 

Em algumas situações somos excelentes ouvintes, pois sabemos o quanto faz bem desabafar e ter com quem contar e quando chega a nossa vez de falar… não temos com quem contar. Esse é só um exemplo para você entender que precisamos aprender a distinguir quem merece nosso tempo. Pode parecer egoísmo, mas só assim podemos cuidar de nós e saber com quem podemos contar. Não adianta você explicar para uma pessoa que já se sente dona da verdade, normalmente essas pessoas são tão arrogantes que acabam deixando a gente bem pior do que já estávamos. Empatia é para poucos…

 

Não podemos nos acostumar com aquilo que nos faz mal e ficar perdendo tempo com o que não nos acrescenta, já temos muitas preocupações, não é mesmo?

 

Outro exemplo: por que não podemos revelar nossas dores e preocupações com o futuro? Vão achar que somos inseguros… E quem quer parecer inseguro? E quando vem aquela pessoa, totalmente ignorante, que diz que você é fraco e sem força de vontade, entre outras palavras que só contribuem para piorar tudo? NÃO PRECISAMOS OUVIR CERTAS COISAS, NÃO MESMO. Precisamos nos afastar de gente assim… uma coisa é uma pessoa que tenta te ajudar, ouvindo e aconselhando de maneira acolhedora, mas para isso a empatia precisa existir.  Às vezes precisamos colocar para fora esses sentimentos de angústia, o que não quer dizer que você é fraco ou que só pensa em tristeza, não mesmo.Não dá para ser forte o tempo todo com uma doença crônica, com dor.

 

Como diz o Dr Drauzio Varella: “Se não quiser adoecer, fale de seus sentimentos. Se não quiser adoecer – “Não viva de aparências”. Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso…”

 

Vamos tirar esse peso dos ombros! Satisfação somente para quem importa, não espere compreensão de onde não há.  Dê valor aos seus sentimentos, ame-se primeiro, esqueça algumas pessoas, nem todo mundo merece destaque na sua vida e manter todos por perto despende energia demais. Não perca tempo tentando entender tudo, pois não vai conseguir, algumas coisas não têm explicação mesmo. 

 

Visite aqui a página no Facebook. Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!

Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!

O Farmale é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

https://www.farmale.com.br/2017/01/dicas-para-sua-saude-mental.html