Trabalhadores do HILP recebem Capacitação em Segurança do paciente com abordagem na qualidade e segurança do paciente

5 votos

Em 2016, o HILP, juntamente com outros hospitais da rede pública do estado do Piauí, foi contemplado com o Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos, uma parceria do MS com o Hospital Alemão Osvaldo Cruz. O projeto tem, entre outros  objetivos, apoiar o Programa Nacional de Segurança do Paciente baseado na iniciativa do Ministério da Saúde (Portaria 529/13); apoiar a Política de Humanização do SUS;  fomentar a qualidade e segurança do paciente como prioridade estratégica nas instituições participantes e mapear os processos. Neste contexto,  foi planejado o Curso Introdutório de Segurança do paciente, que aconteceu no período de 7 a 10 de fevereiro, envolvendo os gestores e os profissionais que ficam diretamente no cuidado.  O curso foi realizado em duas etapas,  e teve como facilitadores dois profissionais do HAOC, a enfermeira Patrícia e um técnico em TI, e buscou dentre outros objetivos:  capacitar os profissionais e gestores para entender o cenário da qualidade e segurança do paciente; conhecer e compreender os principais conceitos e legislações da qualidade e segurança do paciente;  conhecer  as metas de segurança do paciente e segurança do ambiente; compreender a importância do prontuário e como manter a segurança das informações;  conhecer sobre o planejamento do cuidado e processo de auditoria e como aplicá-los na prática assistencial.

Segundo a OMS (2009), a segurança do paciente consiste na redução dos riscos de danos desnecessários associados à assistência em saúde até um mínimo aceitável. Sob esta ótica, busca-se a qualidade do cuidado em saúde, enfatizando a prestação de cuidado com alta qualidade técnica, entendendo que todos os pacientes desejam ser tratados de forma respeitosa e atenciosa, e serem participantes das decisões sobre seu tratamento. Dentro dessa abordagem,  é preciso que os profissionais melhorem seus processos e implante uma cultura de segurança na instituição, no sentido de barrar os incidentes/erros e  os eventos adversos. No tocante aos conteúdos trabalhados, a ênfase foi  para os Protocolos de Segurança do Paciente e as 6 metas da segurança, que são: 1. Identificar corretamente o paciente; 2. Melhorar a comunicação entre os profissionais de Saúde; 3. Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; 4. Realização de cirurgia segura em sítio cirúrgico, procedimento e paciente corretos; 5. Higienizar as mãos para evitar infecções; 6. Prevenção de queda e úlcera por pressão.

Os conteúdos foram trabalhados de forma dinâmica, com exposições dialogadas, relatos de experiências, exibição de vídeos, filmes,  fomentando o debate e o relato  de experiências do cotidiano de cuidado, identificando as fragilidades dos processos de trabalho, e as abordagens realizadas para o enfrentamento das dificuldades. No último dia da capacitação, os participantes foram distribuidos em 6 grupos e cada um escolheu uma das metas de segurança do paciente para debater e fazer uma apresentação para  a plenária. Os grupos abusaram da criatividade, usando o teatro, a música, a dança, a poesia , etc. O grupo que eu participei ficou com a meta 5, que é Higienizar as mãos para evitar infecções. Na apresentação do trabalho do grupo, os participantes foram convidados para formarem uma grande roda, oportunidade em que receberam um vidro com álcool gel, e luvas, e alguns trabalhadores foram incentivados a demonstrarem como fazer a  higienização correta das mãos antes e após tocar o paciente, para realização dos procedimentos clínicos e cirúrgicos. Finalizamos a apresentação com a declamação de uma poesia sobre a Meta 5, construída durante o trabalho em grupo.