A educação que produz saúde

5 votos

Segundo o Ministério da Saúde (MP), uma das coisas mais importantes na ação educativa em saúde é o envolvimento de várias pessoas. A escola que interage com a comunidade tem maiores chances de encontrar soluções para os problemas. Às vezes é difícil mudar a prática, mas é importante sensibilizar as pessoas, pois, todos podem trazer contribuições. O que motiva a participação, o ponto de partida, é a discussão coletiva dos problemas e das contradições existentes na realidade.

Como residente multiprofissional em saúde, discutimos muito em nossa especialização os modos e abordagens de promoção de educação em saúde de maneira a sermos influenciados e influenciadores de tais práticas de maneira integral. Infelizmente, observa-se muito a educação em saúde voltada a população adulta, e pouco abordada nas primeiras fases de vida, como no período escolar.

O MP traz perguntas que acredito serem pertinentes a todos nós (profissionais de saúde e população em geral) de quais atuações estamos realizando nas primeiras faixas etárias, a exemplo do ambiente Escolar :

1. Consideramos e respeitamos os saberes, as crenças, as histórias de vida das pessoas da nossa comunidade? Valorizamos suas contribuições para a melhoria da saúde das pessoas?

2. Reconhecemos a força, a capacidade e as possibilidades que cada pessoa tem para

nos ajudar a mudar a realidade? Como promover ações conjuntas que reúnam pessoas e organizações sociais?

3. O que conhecemos sobre o SUS? Como podemos aprofundar esse tema em nossa escola?

 

Diante destas questões, qual a realidade da área em que está inserido? Há esta busca ativa à comunidade escolar? Quais suas abordagens?

 

 

“Discutir experiências para Crescer”

 

**Atividade sugerida para Disciplina SUS – docente Catia Paranhos. Residência Multiprofissional em Saúde UFGD.

Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de gestão do trabalho e educação na saúde. A educação que produz saúde. Departamento de gestão da educação na saúde. Brasília, 2005.