RMS e o NASF, vivenciando a riqueza do território

7 votos

             

             Sou residente do programa de Residência Multiprofissional do HU-UFGD/ EBSERH e esta postagem faz parte de uma atividade da disciplina SUS ministrada pela professora Cátia Paranhos.

             Na RMS passamos em trio (psico, nutri e enf.) por vários pontos da rede SUS, um deles é o Núcleo de Apoio a saúde da Família (NASF) e foi neste local que pude aprender com os profissionais a efetividade da Atenção Básica. O NASF vem para apoiar o ideal do SUS, em mudar, de fato, a vida das pessoas, pois atua nos espaços que a pessoa reconhe como “dela” (sua casa, seu PS, sua escola…) Foi apenas um mês de vivência e como bem diz a psicóloga Cintia do NASF3 de Dourados, o “tempo” no território é outro, por isso foi o mês mais intenso até agora.
              A RMS tem como príncipio nos capacitar para o SUS nos apresentando outros pontos de vista, principalmente os dos usuários, e o NASF reflete exatamente esta busca. Foi também em uma das visitas programadas pelo NASF como experiência, que percebi quão grande é a importância do Agente Comunitário de Saúde, que são os olhos, ouvidos e braços do SUS dentro da casa de cada cidadão. E foi assim em uma visita reconhecendo o território que encontrei a dona do MacGyver (foto), uma jovem senhora que marcou minha passagem por ali. Cheia de demandas multiprofissionais ela precisa exatamente do que o NASF tem a oferecer e nós estavamos lá, foi tudo muito impactante e rico já que pude compartilhar o caso com mais profissionais ainda, durante as apresentações de caso que comumente acontecem na RMS, conseguindo ainda mais olhares para um PTS que melhore a qualidade de vida e fale em saúde biopsicosóciocultural, não em doença, evitando que ela precise de níveis mais altos de complexidade do SUS.
      Sinto que esse olhar e experiências seriam impossíveis sem meu trio multiprofissional e sem os constantes incentivos e ensinamentos dos tutores e dos preceptores do NASF em um SUS humanizado. Agora que estou na segunda metada da RMS tenho ainda mais convicção que este estudo em serviço tão multi quanto são as próprias pessoas, muda conceitos, preconceitos, a vida e a capacidade do profissional de forma única.