Residentes Multiprofissionais como Apoiadores Institucionais no SUS

8 votos

 

Essa é uma atividade sugerida pela Professora Cátia Paranhos, na Disciplina: SUS. Residência Multiprofissional em Saúde. HU-UFGD

O apoio institucional tem se tornado cada vez presente no Sistema Único de Saúde, como uma ferramenta que fortalece o trabalho dos profissonais de sáude. O apoiador em saúde, pode assumir diversas posturas, como por exemplo: articulador, educador, escutador, facilitador e negociador, tudo isso com o objetivo de aprimorar as técnicas envolvidas no cuidado com o outro, com o propósito de fortalecer as relações, buscando atuar com a singularidade de cada contexto e cada sujeito, levantando a demanda que o usuário do sistema precisa. 

A partir disso, levar em discussão com outros profissionais, para que seja realizado um trabalho integrado, com cada apoiador fazendo sua parte, buscando desevolver estratégias por meio do compartilhamento de experiências e se aprimorando através da Educação Permante, levando temas trabalhados conforme a demanda da instituição. 

Nesse sentido, nós como Residentes Multiprofissional em Saúde, assumimos uma postura Apoiador, que tem por objetivo ouvir o sujeito, procurar compreender sua singularidade e partir disso traçar estratégias que possam contribuir no cuidado com do mesmo, atuando de uma forma multisciplinar, com o intuito de promover melhor qualidade, fortalecendo o sujeito para que ele possa participar da conduta do seu tratamento. 

Em relação a Educação Permanente, a residencia multiprofissional, porporciona espaços para que essa técnica aconteça, em alguns momentos são proporcionados espaçoes de ecutas e troca de experiências, para que possa fortalecer o nosso trabalho como apoiador e assim atuar num SUS QUE DA CERTO!  

 

 

Sugestão de Leitura: https://www.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/colecao-micropolitica-do-trabalho-e-o-cuidado-em-saude/experiencias-de-apoio-institucional-no-sus-pdf