A influência da cultura nas práticas em Saúde

5 votos

Atividade sugerida para Disciplina SUS, da Residência Multiprofissional em Saúde da UFGD, ministrada pela docente Cátia Paranhos Martins.

 A palavra cultura define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Ela está presente desde os povos primitivos, em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que se remete ao sentir o pensar e o agir das pessoas.

A cultura organiza o mundo de cada grupo social, segundo a sua lógica própria. Trata-se de experiência integradora, total e totalizante, de pertencimento e, consequentemente, formadora e mantenedora de grupos sociais que compartilham, comunicam e replicam suas formas, instituições e os seus princípios e valores culturais.

Por isso, é de fundamental importância que os profissionais de saúde, os quais lidam diariamente com pessoas de diferentes culturas, possam adotar em suas práticas de saúde um cuidado cultural que seja congruente com as crenças e padrões de comportamento relacionados à saúde e doença do cliente e famílias, conhecendo, compreendendo e prevendo o cuidado terapêutico popular, sem se prender a um modelo eminentemente biomédico.

Portanto, nós, profissionais da saúde, precisamos compreender os contextos sociais e culturais em que os usuários estão envolvidos, para tanto, não é necessário desconsiderar nossa formação acadêmica, mas tentar transitar nestes diferentes contextos (biomedicina e medicina popular), valorizando o saber das pessoas e atentando para suas subjetividades, enquanto atores históricos de sua realidade cultural.

 

SANTOS.A.C.B. et al. Antropologia da saúde e da doença: contribuições para a construção de novas práticas em saúde. Rev. NUFEN vol.4 no.2 São Paulo dez. 2012.

LANGDON.E. J. et al.  Antropologia, saúde e doença: uma introdução ao conceito de cultura aplicado às ciências da saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem 18(3):[09 telas] mai-jun 2010.