Estudantes de Terapia Ocupacional da UFSCar colando na RHS!

15 votos

turma 015

A partir dessa semana, a Rede HumanizaSUS acolherá novos humanautas: estudantes de Terapia Ocupacional da UFSCar foram convidados a se cadastrarem na rede para conhecer o SUS a partir de uma perspectiva diferente daquela apresentada pela grande mídia ou mesmo pelos formatos acadêmicos estricto sensu…

 Inspirada pela iniciativa de outros docentes humanautas como Catia Paranhos, Sérgio Aragaki entre outros, a proposta foi apresentada na disciplina “Introdução à Saúde Coletiva”, inaugurada esse ano no novo currículo do curso. A idéia é que os estudantes possam conhecer o SUS que dá certo, entrar em contato com críticas ao sistema, porém críticas construída por quem constrói o SUS, navegar pelo universo das experiências de seus profissionais, gestores e usuários.

Além disso, juntamente com os estudos  teóricos das redes de atenção em saúde ministradas na disciplina, a proposta metodológica dessa atividade inclui um estímulo aos estudantes para irem além do estudo das redes, mas viverem a experiência concreta de serem rede… Rede de saúde, rede de humanização, rede de colaboração, rede social…

Assim, se tudo der certo, a partir dessa semana, estudantes do terceiro ano, em sua maioria mulheres jovens e com sede de mudança, iniciarão sua navegação na rede, entrando em contato com experiências diversas. Foi proposto que cada estudante selecionasse pelo menos uma experiência para entrar em diálogo registrando um comentário. No aula seguinte faremos um debate sobre essas experiências, após uma aula expositiva sobre os princípios e diretrizes do SUS.

No final do semestre, outra atividade em rede será realizada. Os estudantes serão divididos em subgrupos e construirão uma comunicação criativa sobre o “meu encontro com o SUS e a Saúde Coletiva”. Cada grupo será convidado a socializar o produto dessa comunicação com todos nós aqui, na Rede HumanizaSUS 🙂