Grupo de Promoção à Saúde reflete sobre aplicação dos Princípios do HumanizaSUS no sétimo Termo do Curso Médico da UNOESTE.

8 votos

A Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) aplica Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem nas atividades desenvolvidas com os estudantes do sétimo termo do Curso Médico. Existe um Grupo de Promoção à Saúde (GPS) que realiza visitas domiciliares (VDs) diariamente, levando Tecnologias de Informação com mídias interativas que auxiliam na Educação em Saúde, realizada pelos estudantes de Medicina, supervisionados pelo Docente responsável. Previamente à realização das VDs existe a criação de planos de ação a serem aplicados nos domicílios, com usuários do SUS e familiares. Na construção dos planos, os estudantes são estimulados a reletir sobre os Princípios do HumanizaSUS. Em relação à inseparabilidade entre atenção e gestão, os acadêmicos entenderam que, previamente à realização das VDs, a Gestão do Hospital Regional, onde são internados os usuários SUS, que residem nas áreas de abrangência das Estratégias Saúde da Família (ESFs) do município de Presidente Prudente, autoriza e apoia a ação de educação em saúde. A gestão do hospital permite oficialmente consultas aos prontuários e resumos de alta para elaboração do plano de ação e estímulo à contra-referência para as ESFs locais.  Em relação à transversalidade os estudantes refletem, na construção dos planos de ação, sobre a importânica da comunicação intra e intergrupos. A  intersetorialidade é estimulada quando a UNOESTE, que representa o setor Educação, colabora com a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, que representa o setor Saúde. Em relação à Autonomia e ao Protagonismo dos sujeitos os estudantes têm a oportunidade de refletir sobre o estímulo dado ao usuário do SUS e aos familiares, na realização das VDS, para frequentarem as reuniões da comunidade que ocorrem mensalmente nas ESFs. Os acadêmicos, o docente e os usuários do SUS visitados pelo GPS avaliaram como positiva a aplicação dos Princípios do HumanizaSUS na realização das VDs pelo Grupo de Promoção à Saúde. 

 Referências:

Política Nacional de Humanização. Disponível em: https://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sas/humanizasus. Consulta em 01 05 2017, às 18h 50min.