E lá fui eu de “Bendito é o Fruto “na Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Joinville-SC

8 votos

Então começo pelo final a foto que abre esta postagem traz consigo as 12 delegadas eleitas para representar Joinville na Conferência Estadual de Saúde das Mulheres de Santa Catarina. 12 mulheres entre usuárias, trabalhadoras, prestadoras de serviço ou gestoras, representam bem mais que seus movimentos sociais. Todas lutam de alguma forma pelo SUS dar certo!

 

Aqui a gente ficou uma hora a mais do que o previsto, elaborando 10 propostas no EIXO 3: Vulnerabilidades e Equidade na vida e na saúde das mulheres, e saiu cada proposta polêmica mas também muito bem elaboradas porque não tivemos destaques na plenária final, e foi bem aqui que me fiz de Bendito é o Fruto entre as Mulheres, mas eu acredito que homens de verdade podem e devem combater o machismo sim!

.

 

E de onde saiu esta Emília? Do Sítio do Pica-Pau Amarelo ou da RedeHumanizaSUS? Ela veio da obra de Monteiro Lobato nos contar um pouco sobre As Reformas da Natureza e a estranha situação onde várias nações após destruir o mundo todo com suas guerras, decide fazer a Conferência da PAZ. Mas não era mais fácil fazer paz pra não ter guerra? O ser humano é muito esquisito mesmo…

E como estamos contando essa história ao contrário na noite anterior a famigerada cerimônia de abertura teve a palestra magna com a Enfermeira Antonia Maria Grigol que frisou o seguinte ” A aposta deve ser, toda vida vale a pena ser vivida, portanto deve ser radicalmente defendida”

E minha mãe a Vice Presidente do Conselho Municipal de Saúde poderia ter lido uma poesia mas apesar de bela a vida não a fez recatada e do lar, quando ela tomou a palavra como coordenadora dessa conferência histórica para a comunidade joinvillense, fez a defesa da saúde da mulher e do SUS que todos nós construímos juntos….

 

E o #FORATEMER censurado no discurso de abertura, veio milhares de vezes repetido após a foto de encerramento da 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Joinville-SC e eu estava lá de bendito é o fruto e talvez por isso posso narrar essa história pra vocês.