Rodas de conversa com o grupo Batuque Mundaú – Consultório na Rua Maceió/AL

7 votos

Durante os meses de Março a Abril de 2017 foram realizadas rodas de conversa com o grupo Batuque Mundaú, atividade realizada pela equipe e estagiárias de Psicologia do Consultório na Rua – Equipe Vergel do Lago em Maceió/AL.

O grupo Batuque Mundaú é um grupo de percussão criado em 2014, formado majoritariamente por jovens e adolescentes da Comunidade Mundaú, localizada às margens da Lagoa Mundaú, no bairro Vergel do Lago.  

Dalmo Almeida, oficineiro do Consultório na Rua (CnaR), é quem ensina os a tocar e confeccionar os instrumentos, além de promover uma aproximação dos meninos e da comunidade com as demais atividades de saúde desenvolvidas pela equipe no território.  O grupo de percussão, além de ser um entretenimento para os jovens da comunidade Mundaú, desenvolve a importante função de estratégia de redução de danos, uma vez que ali inseridos, os jovens passam a ter acesso a informações e orientações quanto ao uso de drogas.

A ideia das rodas de conversa surgiu a partir de uma demanda da equipe às estagiárias de Psicologia e também do próprio Batuque Mundaú, de modo projeto foi todo desenvolvido coletivamente. As rodas aconteceram semanalmente em espaço improvisado na comunidade. Nos primeiros encontros foram estabelecidos acordos de funcionamento das rodas e também foram definidas as temáticas que seriam abordadas. Assim, as temáticas escolhidas pelo grupo foram: respeito; religião; sexo; drogas; gênero; família e construção de regras de funcionamento interno do grupo. Cada um destes temas foi abordado, sendo um por semana.

 Como estratégia, utilizamos metodologias lúdicas através de dinâmincas de grupo e jogos que tinham a ver com a temática da semana, de modo a despertar mais o interesse dos participantes nas discussões. A ideia era que os integrantes do Batuque Mundaú falassem abertamente de suas experiências e opiniões sobre o assunto em questão.

As rodas trouxeram um resultado muito positivo para o grupo, e ao longo das semanas foi possível perceber um maior envolvimentos dos jovens com as atividades desenvolidas. O feedback por eles dado também foi positivo, e a criação das regras internas de funcionamento do grupo surgiu como um produto das rodas de conversa, sendo inteiramente constrído pelo próprio Batuque Mundaú, de maneira harmoniosa.

 

Estagiários de Psicologia: Jéssica Ballesteros (UFAL); Rosângela Cabral (UFAL); Wanderson Silva (doutorando em Psicologia – UFRGS).

Equipe do Consultório na Rua – Vergel: Natasha Kiss (técnica de enfermagem); Letícia Galdino (enfermeira); Dalmo Almeida (oficineiro), Cineide (agente de ação social); Fabiana Brito (agente de ação social); José Edno (agente de ação social).