Política nacional de humanização e ambiência: roda de conversa realizada com trabalhadores da saúde do centro especializado em reabilitação III – Universidade de Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL – MACEIÓ – AL

7 votos

 

       Uma das Cartilhas da PNH traz como tema a Ambiência na Saúde. Este tema refere-se ao tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, resolutiva e humana. Os alunos da disciplina Humanização da Saúde, vinculada ao curso de Mestrado profissional de Ensino na Saúde, da faculdade de Medicina da UFAL, ministrada pelo prof. Dr. Sérgio Aragaki, se uniram à Trabalhadores da Saúde, técnicos da área administrativa do Centro Especializado em Reabilitação III – Uncisal, com o intuito de promover uma Roda de Conversa para discutir sobre Ambiência. Além desse tema, foram evidenciadas algumas definições como Gestão Participativa e Co-gestão, para auxiliar no debate proposto.

O trabalho foi iniciado com uma dinâmica, já inserindo uma interação com os temas em pauta. O objetivo era discutir conceitos de Ambiência, bem como os seus eixos, segundo a PNH, preservando a “escuta” do público-alvo. Os trabalhadores, a princípio um pouco tímidos, expressaram-se de forma muito produtiva, colocando sugestões de melhorias em seus ambientes de trabalho e demonstrando o profissionalismo e compromisso com que executam o mesmo diariamente. Uma fala evidente na Roda de Conversa realizada foi, sobre como esses trabalhadores tem o desejo de executar suas tarefas em um ambiente que os atenda de forma satisfatória, em termos físicos e humanos. Sugestões surgiram a partir de questões disparadas durante o processo, entre elas: luta pela igualdade de direitos, respeito ao trabalhador enquanto sujeito, estímulo ao diálogo nos momentos de conflito, inserção de ginástica laboral.

A experiência foi enriquecedora, já tem proposta de ser levada adiante e que novas Rodas de Conversa serão realizadas com este grupo. O Trabalhador de Saúde no SUS merece muita atenção, pois é um potente instrumento para a produção de saúde. Levando-se em consideração que a Ambiência prevê a humanização dos ‘territórios’ de encontros do SUS, fica posto o interesse desse grupo em praticar humanização “de dentro pra fora” destes ambientes.

Trabalho realizado na disciplina Humanização da Saúde, do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (MPES-FAMED-UFAL).

Ana Renata Lima Leandro – Farmacêutica – Prefeitura Municipal de Arapiraca – Central de Abastecimento Farmacêutico – Aluna especial do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde (MPES – FAMED- UFAL).

Clarissa Cotrim dos Anjos Vasconcelos – Fisioterapeuta -Centro Especializado em Reabilitação III – Uncisal – Aluna do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde (MPES – FAMED- UFAL).

Wallacy Jhon S. Araújo – Fisioterapeuta -Centro Especializado em Reabilitação IV- Pestalozzi – Aluno especial do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde (MPES – FAMED- UFAL).

Sérgio Seiji Aragaki (coord.) – MPES-FAMED-UFAL

Cristina Camelo de Azevedo (coord.) – MPES-FAMED-UFAL