Acesso avançado: revolucionando o acolhimento na USF Upinha Dia Novo Jiquiá, no Recife

13 votos

Bom dia, pessoas! Escrevo hoje para compartilhar, com alguma surpresa e muita alegria, resultados positivos que tivemos na implementação de novo acolhimento, com acesso avançado para atendimento médico, na USF em que estou residente de Medicina de Família e Comunidade, no Recife.

Em março, início da residência, o sistema de marcação de consultas ainda era tradicional, com fichas distribuídas uma vez por semana. Além disso, havia uma espécie de acolhimento contínuo, ao longo do dia, para casos “urgentes”, que acabava desorganizando e atrapalhando o atendimento dos pacientes marcados. Estes, por sua vez, tinham que chegar na madrugada para fazer fila na unidade, por vezes encontrando pedras para marcar lugares na fila, enfrentando a insegurança do local.

Com a chegada da residência à unidade, os dois residentes e o preceptor trabalharam uma proposta de acolhimento diário, das 8h às 9h30, feito por ACS + médicos, com suporte de um formulário do Google e também do PEC/e-SUS. A partir daí, seriam triados os casos de resolução breve, consultas médicas marcadas para o mesmo dia, consultas marcadas para outro dia (ou retorno ao acolhimento no dia seguinte). A equipe debateu o processo de trabalho inicial e começamos a mudança em abril, efetivamente tendo apenas o novo modelo a partir de maio.

Próximo de 1 mês sob novo modelo, já visualizamos que conseguimos praticamente dobrar a quantidade de atendimentos com resolutividade; ampliar e melhorar o acesso de todos, garantindo espaço especial para cuidados continuados ou prioritários (gestantes, hipertensos, diabéticos, idosos etc.); inovar no processo de trabalho, empoderado também os ACSs nesse esforço; começar a mudança de cultura de disputa por vagas de atendimento médico, ofertando escuta médica todos os dias para todos. Tem sido uma experiência muito boa, que ainda precisa melhorar em alguns aspectos pontuais no processo de trabalho, mas tem ido apoio da equipe e reconhecimento dos usuários.

Próximos desafios incluem a mudança no acolhimento para incluir também os atendimentos de enfermagem e de odontologia.

Sigamos juntos! AbraSUS!

#acolhimento #acessoavançado #residência #medicinadefamíliaecomunidade #mfc #recife