Profissionais do HRSP recebem orientações para o acolhimento de pacientes psiquiátricos na Emergência

6 votos

Colaboradores do Hospital Regional São Paulo – ASSEC, de Xanxerê, participaram de uma capacitação com foco no atendimento do paciente psiquiátrico na Emergência. A atividade foi organizada pela Comissão de Educação Permanente do HRSP. A capacitação ocorreu no auditório da entidade e foi ministrada pelo médico psiquiatra Jacson Furlanetto.

Conforme a psicóloga, Thais Delazeri, o atendimento a pacientes psiquiátricos é comum na Emergência. “Cada vez mais nós temos casos e precisamos estar atualizados e preparados para atender não somente o paciente, mas a família que está junto e orientá-los, para que depois do atendimento eles possam procurar um tratamento e assim obter uma melhora”, explica.

 “A demanda de atendimento de pacientes psiquiátricos na Emergência aqui do hospital aumentou. A ideia é capacitar a equipe em como intervir nessas situações”, explica a assistente social do HRSP, Maquieli Casaril.

 

Atenção ao paciente psiquiátrico

Na capacitação, o médico psiquiatra falou sobre os diferentes transtornos e doenças psiquiátricas e repassou algumas orientações sobre a forma de conduta que os profissionais precisam ter durante o acolhimento. “O paciente psiquiátrico tem uma dinâmica diferente. Ele muitas vezes chega agitado, agressivo ou de uma tentativa de suicídio, então precisa ser entendido de uma forma afetiva o que ele está apresentando, qual o sintoma, para que seja efetivamente resolvido o problema dele”, explica Furlanetto.

O médico psiquiatra frisou ainda que esse tipo de acolhimento precisa ser desenvolvido em equipe, com uma função complementando a outra, o que garante maior eficiência no atendimento. “A equipe entendendo o que o paciente apresenta, vai saber de que forma agir, para que não tenha nenhum risco e ao mesmo tempo consiga solucionar o problema do paciente”, finaliza.

A capacitação ocorreu em dois períodos do dia, com o intuito de atingir o maior número de colaboradores possível, especialmente aqueles que atuam no setor de Emergência.