Rodada de Conversa na comunidade visando um novo olhar para a Atenção Básica com a Secretaria Municipal de Saúde de Paulo Jacinto – AL

12 votos

O Comitê Interdisciplinar da Saúde do município de Paulo Jacinto/Al constitui um espaço de discussão e análise dos problemas locais e proposição de alternativas de solução, voltados para melhoria da prestação da assistência aos usuários e condições mais adequadas de trabalho. 

 

A estratégia da Rodada de Conversa na comunidade foi uma iniciativa do Comitê Interdisciplinar dos servidores municipais de saúde de Paulo Jacinto/Al. A rodada é um método de ressonância coletiva que consiste na criação de espaços de diálogo, em que as pessoas se expressam, escutam os outros e a si mesmas. Esta estratégia estimula a construção da autonomia dos sujeitos por meio da problematização, da troca de informações e da reflexão para a ação. Nessa perspectiva, essa ação serve para alimentar circuitos de troca, mediar aprendizagens recíprocas e/ou associar competências de todos os envolvidos sobre o território. As rodadas acontecem duas vezes no mês, sendo uma na população da zona urbana e outra na população da zona rural.