“VAMOS FUXICAR”: REUNIÃO COM GRUPO DE IDOSOS COMO MÉTODO DE ACOLHIMENTO

11 votos

Autoria:

Samuel Correia da Silva Moraes – Universidade Federal de Alagoas  MPES-FAMED-UFAL

Rosa Caroline Mata Verçosa – Faculdade Estácio de Alagoas – MPES-FAMED-UFAL

Carla Cardoso de Oliveira Barbosa – Faculdade Seune – MPES-FAMED-UFAL

Larissa Bruno Ferreira de Oliveira Florêncio  – Faculdade Estácio de Alagoas – MPES-FAMED-UFAL

Sérgio Seiji Aragaki (coord.) – MPES-FAMED-UFAL

Cristina Camelo de Azevedo (coord.) – MPES-FAMED-UFAL

Trabalho realizado na disciplina Humanização da Saúde, do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (MPES-FAMED-UFAL).

 

Para trabalhar com a pessoa idosa é fundamental refletir sobre a interação saúde e condições socioeconômicas, para isso faz-se necessário o profissional de saúde conhecer os idosos atendidos pela equipe de saúde. O método que utilizamos (professoras e estudantes da Faculdade Estácio de Alagoas juntamente com os profissionais da unidade de saúde da família) foi a oficina “Vamos fuxicar”.

A proposta dessa oficina é construir coletivamente uma colcha de “fuxico” para demostrar a importância da união e da interação entre os idosos/usuários do serviço e profissionais de saúde. O fuxico é uma técnica artesanal que aproveita retalhos de tecido e consiste em umas trouxinhas de panos feitas costurando círculos recortados de sobras de tecidos. Costuradas umas às outras essas trouxinhas formam colchas, toalhas de mesa, caminhos de mesa, capas de sofá, almofadas, peças de vestuário, bolsas, entre outros.

O nome fuxico surgiu por causa das mulheres que se reuniam para costurar e aproveitavam para conversar. Então usamos essa estratégia para motivar os participantes a realizar discussão das situações comuns vivenciadas no dia-a-dia, para assim haver um fortalecimento do grupo e trabalhar a vulnerabilidade e, consequentemente, elevar a autoestima. Esse trabalho em grupo foi um espaço complementar da consulta, de troca de informações, de oferecimento de orientação e de educação em saúde.