GRUPO APOIO SAÚDE MENTAL DO USUÁRIO: ” BEM ME QUERO” – DE ENCONTRO A HUMANIZAÇÃO DO SUS

7votos

A FIM DE REDUZIR A PEJORATIVIDADE QUE PERMEIA GRUPOS QUE LIDAM E TRABALHAM COM SAUDE MENTAL, NOS SEUS MAIS DIVERSOS GRAUS, ADOTAMOS O NOME ” BEM ME QUERO” QUE TAMBEM PASSA ESSE OLHAR DO CUIDADO PSIQUICO. 

ESSA INICIATIVA BUSCA:

-COM A INTEÇÃO DE VALORIZAR O PROTAGONISMO DO USUARIO. BUSCAMOS AINDA MAIS, FOMENTAR A ESTRATEGIA DO COLETIVO E GRUPALIDADE.

-PRODUZINDO VIVENCIAS SIGNIFICATIVAS NO COTIDIANO, CONSTRUINDO ESPAÇOS QUE FAZEM ALINHAMENTO A DEMANDA LOCAL (SITUACIONAL), PRODUZINDO VIDA.

-OS USUÁRIOS E SUJEITOS ENVOLVIDOS, SENTE-SE INCLUSIVO NA ESTRATEGIA DA SAUDE FAMILIA ATRAVES DESSES MOVIMENTOS DE COLETIVIDADE, REFLETINDO POSITIVAMENTE NA DINAMICA DA UNIDADE DE SAUDE.

-O GRUPO ” BEM ME QUERO’ TRATA-SE DE UM GRUPO COMPOSTO PELOS USUÁRIOS QUE ESTÃO OU ESTIVERAM SOB TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO MEDICAMENTOSO E NÃO MEDICAMENTOSO, QUE ATRAVÉS DO COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS MODIFIQUE POSITIVAMENTE TODOS PARTICIPANTES, EVITANDO RECAÍDAS E / OU NOVOS TRATAMENTOS.

HÁ APROXIMADAMENTE 6 MESES ESTA ACONTECENDO NOSSOS ENCONTROS MENSAIS NA ESTRATEGIA DA SAUDE DA FAMILIA (ESF PRIMAVERA) E OUTROS UNIDADES DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP, INICIATIVA CRIADA PELAS EQUPES DOS ESF E APOIO MATRICIAL DO NASF (NUCLEO DE APOIO DA ESTRATEGIA SAUDE DA FAMILIA).

OS PARTICIPANTES ATE O MOMENTO NAO NECESSITARAM DE OUTROS TIPOS DE TRATAMENTOS OU AJUSTES (MEDICAMENTOS). SENDO UMA IMPORTANTE OPÇÃBEM ME QUEROO A MEDICALIZAÇAO.

DR. MARCEL F. SANTOS