COFEN pede esclarecimentos sobre a nova PNAB ao Ministério da Saúde

9votos
Basou a Nova PNAB ser aprovada anteontem (31/08) e a notícia ser divulgada em grande escala por sites, blogs e redes sociais que o alvoroço começou.
 
Intrigados com o texto da Nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) que diz que os Agentes Comunitários de Saúde agora poderão aferir a pressão arterial, glicemia e realizar curativos nos pacientes durante as visitas domiciliares, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), enviou o OFÍCIO Nº 1449/2017 / GAB/ PRES solicitando mais esclarecimentos sobre o assunto.
 
Em matéria publicada no dia 01/09 em sua página oficial na internet o COFENainda diz que com base na análise e retorno do Ministério da Saúde, eles adotarão as medidas cabíveis, caso haja confronto com o previsto na Lei do Exercício Profissional, que regulamenta as atividades de todos os profissionais da área de Enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados.
 
 
 
Traduzindo:
 
Se os Agentes Comunitários de Saúde vão aferir a pressão arterial, glicemia e realizar curativos nos pacientes o que farão os Técnicos de Enfermagem?
 
Vejam parte do ofício divulgado pelo COFEN:
 
 
 
Será que os ACS vão fazer o trabalho dos técnicos de Enfermagem?
 
E você, o que acha disso? 
 
Deixe a sua opinião no formulário de comentários abaixo:
 
 
Fonte: Portal 10