Experiência de parto na Nova Zelândia

13 votos

 Tenho um blog que escrevo com uma amiga querida que está fazendo curso de midwefery (obstetriz) na Nova Zelândia. Usamos o blog como canal de comunicação, principalmente, com mães de bebês pequenos, onde divulgo algumas oficinas de shantala e aulas de yoga.

Pedi recentemente que, se a Larissa (a midwefery student) pudesse escrever algo sobre a vivência dela, implicação, sentidos e significados do seu aprendizado, seria uma ótima para as leitoras do blog aqui no Brasil. Pois bem, minha amigona vem escrevendo coisas lindas que acho que pode ajudar no pensar sobre as formas de nascer aqui no Brasil. 

Resolvi copiar e colar um post dela aqui, para quem quiser compartilhar. Outros posts vocês encontram em nosso blog: www.nossosbebes.com.br

Segue o post:

 

"Escrevo para dividir a linda experiencia que tive na sexta passada presenciando e facilitando o parto da Samara e Melina, gemeas, aqui na Nova Zelandia (onde estudo midwifery, parteira ou obstetriz). Assim como em qualquer lugar do mundo, parto de gemeos eh tratado como de risco por inumeros motivos.
Amber estava gravida pela terceira vez, teve dois partos em casa e amamentou por quase dois anos. Estava muito feliz de saber que estava gravida novamente e ja estava planejando ter outro parto na agua. Quando estava la pelas 20 semanas de gravidez, teve um sonho que estava tendo gemeos. Para confirmar, Amber pediu uma prescricao para ultrassom (ela sempre optou por nao fazer). Claro que a intuicao dela estava correta e, sim, eram gemeos bivitelinos. Isso gerou uma serie de ansiedades e inquietacoes em relacao ao parto e especialmente como seria cuidar de dois recem nascidos de uma vez.
Eu, como midwife estudante, e a midwife passamos todas as informacoes positivas em relacao ao parto. Mas ela teria que ter o acompanhamento e supervisao de um medico, considerando os riscos de uma gestacao de gemeos. Foram muitas conversas de preparacao. Amber nunca deixou de considerar o parto em casa e realmente nao confiava 100% no hospital. Mas ela confiava no poder dela de parir e dar a luz e sabia que seria um momento de luz. Depois de muitos debates, Amber decidiu ir para o hospital considerando as conversas que teve com muitas pessoas que diziam que parto de gemeos nao era simples.
Eh legal lembrar que Amber teve uma gestacao muito saudavel, descancou bastante e comeu muito bem. Por cause disso, sua gestacao durou saudavelmente ate as 38 semanas, quando ligou dizendo que estava com contracoes como as de menstruacao. Depois de 40 minutos ligou de novo dizendo que estava bem forte e queria que eu e a midwife chegassem o mais rapido possivel. Quando chegamos na casa dela, Amber ja estava com 7 centimetros de dilatacao e os bebes estavam felizes com bons movimentos. Foi entao que Amber decidiu ir para o hospital, que ficava ha uma hora de distancia.
Ao chegar no hospital, gracas a deus fomos muito bem recepcionados no centro obstetrico, com uma obstetra muito querida que respeitou todas as vontades dela. A primeira era que Amber queria estar numa posicao vertical para ter o primeiro bebe. Amber ja estava sentindo vontade de fazer forca, e sim, Samara estava coroando e Nick, marido da Amber, recebeu ela nos bracos! Para o segundo bebe, Amber teve que deitar enquanto segurava Samara no colo. Calmamente a obstetra perguntou: quanto tempo voce esta preparada para esperar pelo segundo bebe? A resposta de Amber foi: Acho que quero fazer forca agora! e a obstetra calmente disse: essa eh a resposta que precisava. Entao Melina nasceu e Amber segurou por um bom tempo as duas meninas pele a pele no colo iniciando a primeira mamada. Alem de Nick receber os dois bebes, foi o primeiro a tocar neles e cortou os cordoes umbilicais! Nisso eu e a parteira estavamos num cantinho so admirando a forca da natureza! A placenta tambem veio em seguida. Sem duvidas uma das placentas mais lindas que ja vi na vida! Elas se uniam no topo, em forma de coracao, com os cordoes fixados na lateral! Muito especial!
Claro que Amber e Nick estavam cansados e nao queriam dormir no hospital. Entao fomos todos embora para casa, onde Amber e suas meninas tiveram um sono reparador.
Amber eh uma deusa que acredita no poder dela de gestar, dar a luz e amamentar, servindo de inspiracao para todas nos. Sabia que ela estava conectada com os anjos dos bebes e dela mesma e nao seria o fato de ser considerada gestacao de risco que colocaria um obstaculo na capacidade dela de dar a luz. Agora a amamentacao ainda mostra desafio, mas nao ha duvida que logo esse desafio se tornara mais um prazer, assim como foi o de dar a luz.
Obrigada Amber por me permitir presenciar um dos partos mais empoderadoures que ja vi! Parabens Nick, Samara e Melina! Que o poder das deusas esteja sempre presente nas suas vidas!"
Larissa Grandi