HumanizaSUS trabalha a cogestão para qualificação de maternidade em Roraima

13 votos

Nos dias 22 e 23 de março o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMI), em Boa Vista – RR , deu início aos trabalhos  do Plano de Qualificação das Maternidades. Conduzida pela consultora da PNH e supervisora do Plano no estado, Aline de Oliveira, a oficina abordou o tema “Gestão Colegiada“, e contou com 25 diretores e coordenadores do hospital, única maternidade do estado.

Foram discutidos os princípios e diretrizes da PNH, o método de apoio institucional e apresentadas as propostas para a qualificação da maternidade. Espera-se que haja mais integração entre o colegiado gestor e grupo técnico de humanização já existentes, e que sejam implantados o Acolhimento com Classificação de Risco, Visita Aberta, Ambiência  e também a constituição de um fórum perinatal com representantes da rede de atenção à mulher e à criança.

A ouvidoria já está em implantação e é “a primeira grande conquista da maternidade, desde que iniciamos o apoio institucional”, afirma o apoiador de  humanização, Wagner Costa. A diretora do HMI,  médica Ana Carolina Brito, informou que a maternidade  já adquiriu novos equipamentos e vem pondo em prática a política de humanização. 

Agenda institucional
Na mesma época aconteceu uma reunião da consultora da PNH  com o secretário estadual de saúde, Rodolfo Pereira e os diretores da Atenção Básica, Urgência e Emergência, Recursos Humanos, Hospital Materno – Infantil e Vigilância Sanitária do Estado. De Boa Vista, estiveram presentes as coordenações de Saúde da Mulher, Atenção Básica e a Vigilância Epidemiológica.

 

Aline Costa apresentou o Plano de Qualificação das Maternidades e ouviu as dificuldades do estado, como a necessidade de ampliação de leitos de cuidado intermediário e intensivo neonatal, as dificuldades com as notificações dos óbitos infantis e maternos e com a descentralização da atenção à população indígena, que apresenta um índice médio de 30 mortes a cada 1000 bebês ianomâmis nascidos vivos. 

 

De acordo com nota divulgada pela agência de notícias do estado, o secretário de saúde afirmou que os treinamentos e encontros do Plano de Qualificação das Maternidades serão necessários para o alcance das metas pré-estabelecidas. “O governo tem como prioridade reduzir a mortalidade infantil e garantir a qualidade do serviço de saúde através do SUS”, finaliza Pereira.

 

Em maio a consultora da PNH volta à região para acompanhar o trabalho dos apoiadores institucionais e possivelmente será realizada uma oficina para tratar do dispositivo da PNH “acolhimento com classificação de risco”.