O HPM de Teresina discute a humanização em saúde no seu aniversário de fundação

12 votos

 

Com o propósito de comemorar os seus 38 anos de fundação, o Hospital da Polícia Militar de Teresina, no período de 19 a 23 de abril, realizou a Semana do HPM, priorizando o debate sobre a humanização nas práticas de atenção e de gestão.

O HPM constitui um hospital da rede pública Estadual, especializado no atendimento médico/assistencial, e tem como finalidade prevenir, tratar, reabilitar e promover a saúde, bem como, estimular a educação e a pesquisa.

Foi fundado em 21 de abril de 1972, e funcionava no antigo quartel da Polícia Militar, situado na Praça Pedro II, e possuia estrutura bastante precária. Em agosto de 1978, ganhou um novo prédio com instalações físicas adaptadas às necessidades das suas demandas, sediado no bairro Cristo Rei. Em  homenagem ao então governador de Estado da época, recebeu o nome de Hospital Dirceu Arcoverde.

Atualmente, o HPM tem como Diretor Geral, o Ten. Cel. Gerardo Rebelo Filho, e conta com 519 trabalhadores, os quais bastante comprometidos com o novo modelo de atenção e gestão em saúde humanizada, priorizando nas suas ações, a ética, a participação coletiva e a valorização dos sujeitos implicados no processo de produção de saúde.

Há dois anos, este hospital vem ampliando as discussões sobre os dispositivos da PNH, com esse propósito de garantir uma atenção e gestão qualificada, comprometida com a defesa da vida e com a peodução de sujeitos.

Na sua programação comemorativa, o HPM inseriu, entre outras atividades, a realização de palestras e discussões sobre a qualidade de vida e a humanização em saúde, destacando-se os temas: Qualidade de vida e bio-segurança; Perda auditiva induzida por ruído; A Política Nacional de Humanização e a Política Estadual de Humanização, com apresentação das experiências locais.

As palestras e os debates sobre a humanização da atenção e gestão em saúde foram conduzidas pelos membros do Comitê Estadual de Humanização: Lourival Oliveira, Administrador e membro da Câmara Técnica de Humanização da MDER, e Emília Alves, Assistente Social e Apoiadora Institucional da PNH. O foco das discussões voltou-se para os dispositivos da PNH e para as ações estratégicas  que vêm sendo implementadas, tendo em vista o fortalecimento do SUS no âmbito estadual. Durante as explanações, a palavra circulou entre os participantes, possibilitando o relato de experiências vivenciadas, a colocação de dúvidas e angústias demandadas pelos processos de trabalho, e a sugestão de propostas para as mudanças esperadas no hospital.

 

Durante todo o período do evento, aconteceu a esposição de poster de algumas ações humanizadas que vêm sendo implementadas no HILP e na MDER, com o propósito de divulgar essas ações, e de potencializar o interesse dos trabalhadores para o trabalho de pesquisa no hospital. Também foram disponibilizadas aos participantes, exemplares das cartilhas e documentos bases da PNH e da PEH.

Este evento contou com a participação dos trabalhadores e dos gestores do hospital, os quais nas suas falas demonstraram um grande envolvimento e compromisso com a humanização das práticas de trabalho.

No encerramento das palestras, o Ten Cel. Gerardo fez o fechamento das atividades, fazendo um retrospecto da trajetória do HPM, apontando as dificuldades e os desafios enfrentados, e as possibilidades de mudanças para a consolidação de uma atenção e gestão integral, resolutiva e humana.

Vale destacar o empenho da comissão organizadora liderada pelo Cap. Hanley Davidson, pela Psicóloga Gelise Teixeira e pela Assistente Social Valéria Santos, que não poupou esforços para o grande êxito do evento em pauta.