A AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DO TABAGISMO

8 votos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo a principal causa de morte evitável no mundo, além de estar entre os maiores problemas de saúde pública, trazendo comprometimentos à saúde do indivíduo e a técnica da Auriculoterapia vem oferecendo benefícios, minimizando os agravos a saúde do paciente que opta por abandonar o vício. A auriculoterapia é um procedimento que utiliza os pontos meridianos situados na região da orelha para tratar e solucionar os nós energéticos que se formam ao longo do corpo e provocam doenças e sintomas diversos.
Os principais pontos identificados para tratar o problema da dependência do cigarro possuem a função de fornecer ao paciente o estímulo necessário para direcionar seus desejos e nervosismo, gerando automaticamente, um sentimento profundo de determinação. Tendo essas evidências como base a equipe da Secretaria de Saúde do município de Álvares Machado – SP idealizou e iniciou o grupo “Respirar Bem” na ESF de Coronel Goulart, baseado no Programa Nacional de Controle do Tabagismo do MS utilizando a Auriculoterapia como estratégia diferencial e  inovadora reforçando a importância do atendimento  e visando à integralidade do cuidado.

 

Referências:

Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer (INCA).Abordagem e Tratamento do fumante – Consenso 2001. Rio de Janeiro, INCA, 2001, 38 p.

O SUS das Práticas Integrativas: Auriculoterapia. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://dab.saude.gov.br/portaldab/noticias.php%3Fconteudo%3D_%26cod%3D2404&ved=2ahUKEwiK9O_0obTdAhUGI5AKHQ0tDCkQFjACegQICBAB&usg=AOvVaw3CvN5CX4m2BXt3T9MzNS5I – Acesso em 12/09/2018.