“A importância de combater o mito sobre a vacinação” e “A mudança começa por nós, seja humano”.

7 votos

TEMA 1: A importância de combater o mito sobre a vacinação.

TEMA 2: A mudança começa por nós, seja humano.

Alunos: Drielly Birribile, Maria Helena Bernardes, Sabrina da Silva, Suellen dos Santos e Yuri Simas.

Professor: Sérgio Clemente

Escola Técnica Geração

Turma: Téc. Em Enfermagem – E319A1

 

 

Experiência 1.

TEMA: Vacinação: uma campanha contra o mito.

Link: http://redehumanizasus.net/vacinacao-uma-campanha-contra-o-mito/

Referências: http://portal.anvisa.gov.br/

                         http://www.blog.saude.gov.br/index.php/entenda-o-sus/50027-programa-nacional-de-imunizacoes-pni

 

  Somos alunos do curso Técnico de Enfermagem na Escola Técnica Geração de Itajaí SC, orientados pelo professo Sérgio Clemente. Estamos muito empolgados para tratar de um tema polêmico, porém uma questão de saúde pública, iremos relatar sobre os mitos relacionados a vacinação.

  O grande avanço das fakes News em relação aos componentes que estão presentes nas vacinas tem alertado a população, que os mesmos estão deixando de se vacinar ou não estão completando o calendário vacinal, e com isso, aumentando o número de casos de pessoas infectadas com doenças que podem ser prevenidas ou que já estava erradicada.

  O Brasil tem sido destaque internacional de acordo com OPAS (Organização Pan Americana da Saúde), pois tem o Programa Nacional de Imunização (PNI) de grande qualidade onde qualquer pessoa, de qualquer classe social, morando na zona urbana ou rural, através das unidades de saúde ou postos, garantem imunização da população gratuitamente.

  As vacinas são de grande importância na prevenção de doenças, no Brasil são fabricadas, desenvolvidas e passam por rigoroso controle de qualidade. Nenhum produto é liberado para consumo sem os testes necessários serem realizados.

  Orientações sobre a importância das vacinas nas reuniões de pais e professores, nos centros de educação infantil, trabalho intensificados das equipes de estratégia de saúde, nas salas de vacinas dentro dos hospitais e até mesmos nos planos de saúde, certamente irão ajudar no aumento da adesão evitando assim o aumento de doenças evitáveis.

 

 

Experiência 2.

TEMA: O acolhimento é a chave para a humanização.

Link: http://redehumanizasus.net/o-acolhimento-e-a-chave-para-a-humanizacao/

 

  Viemos através deste texto relatar sobre um assunto que podemos ver e vivenciar ao longo dos nossos dias, o tão “assustador” depressão, e como ela pode ser de alguma forma tratada.

  Podemos ouvir de muita gente a tal frase “- depressão é frescura”, até receber uma ligação e ouvir que um parente, amigo, ou conhecido próximo suicidou-se… até nos depararmos com uma sombra escura nos seguindo e atormentando nossas mentes em todo momento dos nossos dias… até passar por nossa cabeça que a vida não faz mais sentido e que somos apenas um parasita ocupando espaço na terra.

  A depressão muitas vezes vem causada através do bullying, pela diferença de raça, religião, orientação sexual, vem através de decepção amorosa, pela solidão ou não aceitação consigo mesmo, pela acumulação de stress no trabalho ou em casa, pela falta de afeto e carinho.

  Depressão tem tratamento, e esse tratamento pode começar por nós mesmos! Uma conversa, um carinho, uma atenção, acolhimento, respeito, são pequenas atitudes que podem salvar vidas, são atitudes que para muitos parecem bobas, mas para um depressivo é a motivação para seguir em frente e ver que a vida tem sentido e um proposito, são pequenas atitudes que formam o mundo e pessoas humanizadas.

  A forma de acolhimento não serve apenas para pessoas depressivas ou com algum problema físico, psicológico, entre outros, a forma de acolhimento serve para sermos pessoas melhores e formarmos pessoas melhores. Acolher é a chave principal para a humanização!

  Caso você não esteja acostumado a ser um ser humano acolhedor, comece a repensar em suas atitudes e como elas podem mudar e interferir na vida de outras pessoas, nunca é tarde para começar a ser uma pessoa diferente, a ter outro olhar de um mundo acolhedor e humanizado. Passe essa mensagem para seus filhos, familiares e amigos, a mudança começa pela gente, e não podemos esperar por outras pessoas para mudarmos, e sim mudarmos essas pessoas.

         “SEJA HUMANO, E NÃO UM SIMPLES SER HUMANO”.

 

 

Conclusão:

  Concluímos com este trabalho, que o sistema único de saúde garante vacinação de qualidade para toda a população, não deixe notícias falsas interferir em sua saúde. Além da vacinação, nos deparamos com o assunto depressão e acolhimento, onde podemos concluir que para um mundo melhor a mudança começa por nós mesmos, seja humano e acolhedor, toda ação tem uma reação, e ela pode salvar vidas.