A influência do discurso no vínculo profissional-usuário

8 votos

Somos Bibiana Rossato Dias e William Werle, acadêmicos de Psicologia da Fisma, 4º semestre. Estaremos utilizando, como conteúdo base para esta publicação, o artigo “Práticas discursivas e produção de sentidos: análise da aplicação em Saúde Mental no Brasil.”, publicado na Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, no ano de 2019.

            A proposta aqui é entender como as práticas discursivas e a produção de sentidos influenciam na melhor interação entre as pessoas e como utilizar deste método básico pode ajudar na melhora da saúde dos usuários, dando mais protagonismo a estes.

            Estes recursos são leves e acessíveis, envolvendo momentos de fala, escuta e interpretações. Quando partimos da ideia de que a pessoa está dando o mesmo significado às palavras que nós, ou que entende perfeitamente tudo que dizemos, podemos estar perdendo a conexão profissional-usuário. Portanto, é importante que o profissional esteja ciente do saber do senso comum e se torne acessível para a comunidade que atende.

            É evidente que na área da saúde é necessário que haja um ambiente de acolhimento no momento do atendimento, assim se dá a produção de um bem-estar que transpassa o próprio atendimento físico ou psíquico. Também se mostra importante a continuidade do cuidado, que será muito mais eficaz se o paciente compreende seu quadro e o que pode fazer para melhorá-lo.

            Em um ambiente social de vulnerabilidade, o profissional deve entender que sua prática necessitará de adaptações. O ambiente idealizado para atendimentos deve ser deixado de lado, mas nem por isso o profissionalismo não regerá sua prática, buscando sempre o melhor que possa ser feito em cada situação.

            Por fim, percebemos que existem diversas maneiras de se adaptar à novas possibilidades de atuação dentro de cada campo. É necessário sim ter uma base teórica, mas na prática é que se desenvolve a adaptabilidade e é fomentada a ampliação de novas maneiras de resolução de problemas.

 

Referência:

SAAD, Amanda Pereira Risso; DE OLIVEIRA BASTOS, Paulo Roberto Haidamus; DE SOUZA, Geisa Alessandra Cavalcante. Práticas discursivas e produção de sentidos: análise da aplicação em Saúde Mental no Brasil. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, 2019, 13.3.