A Ressignificação da Reunião de Equipe em uma ESF do interior Paulista. O olhar do facilitador em um Curso de Medicina que utiliza a Problematização como Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem.

6votos

Na reunião de equipe os membros da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e das equipes de apoio, se encontram para planejar, organizar e avaliar os processos de trabalho por eles desenvolvidos. Deve ser um espaço de diálogo, expressão de opiniões, elaboração de projetos e planos de atendimentos coletivos para construção do trabalho em comum. Novos conhecimentos devem ser trazidos para as reuniões de equipe interdisciplinares, criando uma aliança com a gestão pública, garantindo uma prática de criação de ambientes saudáveis na comunidade.

A interdisciplinaridade traz a vantagem da equipe poder observar determinado problema de vários ângulos, que são complementares. Da troca de informações entre os profissionais resulta a parceria entre os membros buscando resolver desafios, referenciados pelas Políticas Públicas. Este agir em equipe alicerça para os futuros profissionais de saúde, a construção de comportamento e atitudes positivas, baseadas na resolução efetiva de problemas, com foco nas Necessidades de Saúde das Pessoas.

Os estudantes que participaram das reuniões de equipe na ESF, referiram satisfação em poderem agir positivamente na resolução de problemas que afetam a Atenção Individual, Coletiva, Os Processos de Trabalho em saúde, além da Programação de atividades de Educação em Saúde para a população nas datas comemorativas relacionadas à saúde, no primeiro semestre de 2018.

O vínculo com a comunidade, expresso pela relação de respeito e confiança da equipe com as pessoas atendidas na ESF foram estimulados durante toda reunião de equipe, ressignificando o papel do profissional de saúde como produtor de cuidado para as pessoas que residem no território da ESF.

Referências:

1.ARAUJO, M.B.S.;ROCHA, P.M. Trabalho em equipe: um desafio para a consolidação da estratégia de saúde da família. Ciência e saúde coletiva v.12 n.2. Rio de janeiro,mar-abr. 2007.

2.SILVA, I.Z.Q.; LENY A. B. O trabalho em equipe no PSf: investigando a articulação técnica e a interação entre os profissionais.Revista Interface (Botucatu) set-fev.2005.