Acadêmicos de medicina realizam ação de extensão no Dia Mundial do Rim, através da disciplina PAPP

6 votos

No dia 12 de março de 2020, na Fundação Inova Prudente, foi realizada uma atividade de extensão proporcionada pelo CARIM – Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado, junto da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente. Atividade essa referente ao Dia Mundial do Rim, cujo tema neste ano foi “Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina!”.

A ação contou com o médico nefrologista Gustavo Navarro Betônico, que conversou sobre a importância da atenção à saúde renal e orientou os alunos sobre as etapas da doença renal e os principais fatores de risco associados, como diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica.

O objetivo da atividade foi realizar uma triagem em pessoas possivelmente pertencentes a grupos de risco ou que desconheciam sua condição renal débil, e, além disso, proporcionar aos pacientes com doenças renais prévias a chance de monitorarem fatores relevantes a sua saúde e acompanharem sua condição, com a possibilidade de encaminhamento futuro a um especialista, evitando possíveis complicações futuras.

Essa ação foi divulgada pelos meios de comunicação da cidade e nas ESFs e UBSs. Foi uma atividade aberta ao público geral, sendo necessário apenas que comparecessem em jejum desde o final do dia anterior.

Ao início do evento, foi ministrada uma palestra sobre a importância da saúde renal, e depois os participantes foram chamados à outra sala para iniciar a realização dos exames. A atividade foi feita através de grupos de alunos da disciplina Programa de Aproximação à Prática Primária IV (PAPP IV), da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste), com a divisão de tarefas: aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar (destro), cálculo do IMC e entrevista final. Além disso, houve a realização de exames de sangue, feitos por uma equipe de enfermagem própria e especializada da instituição, visando dosar os níveis de creatinina. Ao final, os pacientes aproveitaram o café da manhã que foi oferecido.

O desempenho da atividade se mostrou excelente, e segundo a assistente social do CARIM, Elaine Almeida, foram distribuídas aproximadamente 100 logo no início da manhã e esse número aumentou no decorrer das atividades. Essa ação foi realizada em sua totalidade contando com uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, assistentes socias e alunos da medicina, enfermagem e fisioterapia.

Concluiu-se que esta atividade foi de extrema importância, não só para os pacientes realizarem exames e acompanharem seu estado de saúde, mas também para que os estudantes e profissionais da área da saúde ali presentes pudessem reforçar a importância da prevenção e detecção precoce das doenças renais, que muitas vezes são assintomáticas em suas fases iniciais, sendo de difícil percepção, e podendo gerar problemas que vão desde disúria e necessidade de hemodiálise, até estágios de maior complicação como falência renal e realização de transplante.

 

Autores: Anna Carolina de Almeida Sufen, Estefânia Costa Ribeiro.