Acadêmicos do 5º termo de Medicina da Unoeste participam de promoção à saúde com gestantes, realizada na ESF Nossa Senhora da Penha de Álvares Machado juntamente com a equipe local e equipe do NASF.

8votos

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher tem como objetivos gerais promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres; contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina no país e ampliar, qualificar e humanizar a atenção à saúde em todos os ciclos da vida da mulher no SUS, inclusive, durante a gestação.

Com esta base, foi criada a Rede Cegonha (Portaria nº 1.459, de junho de 2011), que é uma estratégia do Ministério da Saúde com a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil.

Os estudantes do 5º termo do curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, juntamente com a equipe da ESF Nossa Senhora da Penha de Álvares Machado e a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizaram uma roda de conversa com as gestantes na unidade de saúde, onde foram abordados temas como depressão pós-parto, atividade física durante a gestação, amamentação e banco de leite. Esta atividade permitiu que os acadêmicos refletissem sobre a importância e necessidade do trabalho entre equipes multidisciplinares para criação de um excelente vínculo das mulheres com a rede de saúde.

 

 

Referências: Política Pública de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nac_atencao_mulher.pdf Consulta em 13 11 2017