Ação de Promoção à Saúde de Acadêmicos Médicos da UNOESTE agita a Escola SESI em Álvares Machado-SP

10 votos

A Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) Campus Presidente Prudente insere os estudantes da Graduação de Medicina em oito Estratégias Saúde da Família nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado. Facilitadores utilizam a Metodologia Ativa da Problematização para estimular a criação de Planos de Ação desenvolvidos pelos acadêmicos a partir da Metodologia Ativa da Problematização para melhorar a qualidade de vida das pessoas que residem nos territórios adscritos às ESFs. Um dos Planos de Ação criados pelos graduandos esteve relacionado à aplicação da Política Pública da Promoção à Saúde.


Foram realizadas Rodas de Conversa com os participantes com foco na Educação em Saúde, de acordo com os Ciclos Vitais, presentes em cada pequeno Grupo. Após a Roda de Conversa, Facilitadores utilizaram o Arco de Maguerez para estimular reflexão na ação. Acadêmicos consideraram que a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) baseia-se no conceito ampliado de saúde e apresenta a promoção da saúde como um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo com responsabilidades para os três entes federados. No caso do ente “Município” a parceria entre Academia e Serviço (Unoeste/Secretarias Municipais de Saúde de Prudente e Machado) tem produzido bons frutos, em relação à criação de ambientes saudáveis. Facilitadores chamaram a atenção dos aprendizes em relação aos objetivos da PNPS que são : promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes, como: – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais. Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde desenvolvida no território da ESF.

Referências:
Política Nacional de Promoção à Saúde.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude_3ed.pdf&ved=2ahUKEwitw-_57vvlAhXCD7kGHY6OAjgQFjADegQIARAB&usg=AOvVaw0ZorxnUn6MjXpdJpCC4G99
Acesso em 21 11 2019 às 15h 03 min.