Ação e Mini Curso Faculdade Esamaz VIII semana Acadêmica de Psicologia

5votos

O Comitê de Humanização da Santa Casa de Misericórdia do Pará- FSCMP, representado pelo grupo Voluntarização esteve na manhã do dia (21), marcando presença na VIII semana Acadêmica de Psicologia da Escola Superior da Amazônia (Esamaz) unidade Municipalidade.

Dra. Clévia Dantas, cordenadora do Comitê de Humanização da FSCMP, esteve ministrando mini- curso “Construindo, inovando tecnologias e dispositivos para Humanização, com o Tema Psicologia e práticas de saúde: A descontrução de psicologia para loucos. Cerca de 30 alunos participaram do curso, que teve a oportunidade de apresentar aos mesmos a importancia do Sistema Único de Saúde (SUS) e abriu discurção sobre a produção de tecnologias leves através de dinamicas realizadas dentro de sala. Tendo como alvo principal o serhumano no mundo atual envolvendo assuntos como CoGestão e protagonismo.

Brenda Roque, aluna do sétimo período do curso de psicologia da Esamaz e voluntária do Comitê de Humanização da FSCMP, demostrou para todos presentes a forma como desenvolve o projeto Humanizarte que utiliza da arte para trabalhar dentro do hospital. Momentos como esse são de suma importância, pois é possivel levar informações aos diversos públicos, demostrando o que produzimos dentro do hospital para trabalhar nosso corpo tecnico de servidores e usuários.

O exercício profissional revela-se um campo em processo de mudança, expressivamente ampliado com as inovações científicas e com a reflexão crítica sobre o modelo tradicional de atuação, exigindo do psicólogo uma postura científica, crítica, ética, social com visão contextualizada, flexível e aberta para novas aprendizagens. Portanto, almeja-se a formação de um profissional pluralista, capaz de integrar seus conhecimentos em Psicologia, por isso todos os anos é organizado semanas de como essa para que haja troca de experiencias entre os acadêmicos e profissionais da área, segundo a Psicologa Ana Paula Medeiros que também é preceptora da Clínica Escola de Psicologia da Esamaz.

Texto: Laís Freire