AÇÕES DO OUTUBRO ROSA MARCAM O INÍCIO DAS ATIVIDADES DA COMISSÃO DE HUMANIZAÇÃO DO HRS

7votos

Durante o mês de Outubro de 2017, a Comissão de Humanização do Hospital Regional do Sudoeste (HRS), de Francisco Beltrão-PR desenvolveu atividades alusivas ao Outubro Rosa voltadas para as colaboradoras da instituição. Tradicionalmente outubro tem sido o mês dedicado à sensibilização para cuidado com a saúde da mulher. As doenças que afetam as mulheres ainda dizimam milhares de brasileiras todos os anos, com destaque para a alta incidência de câncer de mama e de colo do útero. Urge, portanto, o compromisso dos diversos segmentos na área da saúde com a conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce, o que garante à população feminina acesso à informação e ao tratamento, quando necessário.

No Hospital Regional do Sudoeste a programação do Outubro Rosa compreendeu uma campanha de coleta de preventivo de câncer de colo do útero e de agendamento de mamografia, ofertados para todas as colaboradoras da instituição. Trabalhamos intensamente na divulgação da oferta, no sentido de sensibilizá-las para a importância da prevenção e detecção precoce, visando a maior adesão possível. As coletas e os agendamentos foram realizados por profissionais da instituição, especialmente da área médica e da enfermagem, com o apoio de profissionais de outras categorias, membros da comissão de humanização, bem como estudantes de enfermagem supervisionados por docentes. Vale salientar que as mamografias foram agendadas respeitando-se rigorosamente os critérios de indicação.

Além da campanha, também foram ofertados cursos gratuitos de automaquiagem para as colaboradoras, em diferentes horários, de modo a contemplar todas as equipes dos diferentes setores e de ambos os turnos. A atividade representou um momento de descontração e interação, voltado para a valorização da autoestima feminina, muitas vezes, anulada em meio à rotina cansativa e tensa de um hospital.

Como modo de simbolizar a programação do mês, no dia 24 de outubro foi realizado um ciclo de palestras no auditório do hospital, onde discutiu-se questões acerca da Saúde da Mulher, com ênfase no “Câncer de Mama”, abordado pela mastologista Lilian Medina e “Câncer de Colo do Útero”, pela ginecologista e obstetra Camilla Teixeira. Na sequência, as advogadas Perla Zanetti Cristovon e Jéssica Brum Barancelli trataram do delicado tema da “Violência contra a mulher” com as participantes, de modo a alertar sobre esse grave problema social e de saúde pública. As referidas advogadas integram o Núcleo Maria da Penha (NUMAPE), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, o qual promove ações de educação e assistência jurídica às vítimas. Em clima de confraternização também foi realizado sorteio de prêmios e a apresentação oficial da Comissão de Humanização do hospital.

Esta foi a primeira ação proposta pela Comissão de Humanização do HRS que se estruturou e iniciou suas atividades no mês de setembro deste ano. Composta por representantes de diferentes setores, a comissão visa instituir os princípios de humanização da Política Nacional de Humanização como diretrizes para a organização e desenvolvimento do trabalho na instituição, de modo a beneficiar usuários e trabalhadores. Para tanto, é consenso entre os integrantes da mesma que quaisquer movimentos de sensibilização para a humanização do atendimento e da assistência só terão sentido se iniciarmos pela valorização do próprio profissional, o qual também demanda um olhar sensível e humanizado.

Por isso, a comissão está elaborando instrumentos para identificar o nível de conhecimento dos profissionais de todos os setores sobre os processos de humanização em saúde, bem como suas maiores dificuldades e necessidades no que tange a essa questão. Acreditamos que, a partir desse levantamento, poderemos, enquanto comissão, desenvolver ações específicas de humanização voltadas para os profissionais, de modo a contemplar as demandas destes que estão à frente dos serviços de saúde. A programação do Outubro Rosa foi a primeira das muitas ações que pretendemos desenvolver como grupo de trabalho em humanização, envolvendo os diferentes atores da realidade hospitalar.

Parte dos integrantes da Comissão de Humanização