Agosto Dourado no Hospital Beatriz Ramos em Indaial SC 2018

7votos

 

Iniciamos a semana comemorativa do Agosto Dourado no Hospital Beatriz Ramos em Indaial SC 2018 no dia 06 08 2018 com um convite para falar sobre humanização do parto e nascimento à trabalhadores de saúde do hospital e da rede pública de atenção à saúde em um movimento de integração e conexão da rede.

Foi um momento muito especial, pois além de abrir as atividades da semana, que contará com 20h de curso voltado para o tema do aleitamento materno e humanização neste período da vida de mães e bebês e demais familiares, concretizou a integração de pessoas que atuam desde o planejamento familiar passando pelo pré-natal, parto, nascimento e puerpério.

Iniciamos apresentando um caso do dia do atendimento a uma gestante onde pudemos construir o conceito de humanização na assistência.

Em seguida falamos sobre os diversos momentos deste caminho até o puerpério, da importância do respeito às diferenças em relação ao tema família nos dias atuais, do entrosamento de orientações entre atenção básica e hospital, do empoderamento das mulheres para que desejem um parto natural e humanizado sem intervenções desnecessárias e ainda para a importância do aleitamento materno para o bebê e as mães.

Neste percurso falamos das questões éticas envolvidas, da necessidade de considerar as questões de equidade, sem criar privilégios, mas ao mesmo tempo, respeitando as diferenças sociais, culturais e etc.

Ao final abrimos a roda para depoimentos das trabalhadoras sobre suas vivências com a maternidade, com todas as suas boas lembranças e realizações, mas também com os traumas que ficaram destes momentos plenos de emoções onde as intervenções nem sempre são tão humanizadas.

Agradeço a participação de todas e a equipe organizadora pela confiança e respeito.

Veja mais fotos na galeria do Flikr https://www.flickr.com/photos/27623636@N05/albums/72157669991349577