APOIO EMOCIONAL PARA PACIENTES ONCOLÓGICOS

5 votos

   Meu nome é Midian, sou acadêmica do 4º semestre de Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria -FISMA, e gostaria através deste post abordar sobre a importância do suporte emocional para pacientes com câncer.

   Ainda nos dias atuais, o câncer continua sendo uma doença muito temida e assustadora e receber um diagnóstico pode ser uma experiência devastadora para o paciente. Sentimentos como medo, raiva e muita incerteza tomam conta da mente,  o paciente muitas vezes não recebe o apoio psicológico necessário para enfrentar o temido tratamento e posteriormente para vencer o medo do retorno da doença.

Por falta deste apoio emocional, muitos pacientes já começam a “se entregar”, mesmo antes de iniciar o tratamento, por medo de não conseguir vencer a doença, queda da auto-estima pela preocupação com a aparência, e também por não ter respostas a muitas perguntas de amigos e parentes, que por sua vez acabam trazendo mais dúvidas , influenciando negativamente no processo inicial.

O suporte psicológico se faz necessário para diminuir  a ansiedade e tornar o paciente mais confiante para iniciar o tratamento e na fase mais severa dele. Assim como no pós-tratamento, que é o momento em que ele retoma suas atividades, para saber lidar com o recomeço, com o medo de metástase e  com o tempo em que a doença tomou.

Conclui-se então que o fator emocional deve ser bem administrado, para ser refletido na forma que o paciente vai encarar o tratamento, ou seja, cuidados psicológico e medicamentoso devem andar juntos para que se chegue no resultado esperado e que esta experiência se torne menos traumática possível.

 

Referência:

FARINHAS, Gisele Vieceli; WENDLING, Maria Isabel; DELLAZZANA-ZANON,Letícia Lovato. Pensando famílias. Impacto psicológico do diagnóstico de câncer na família: um estudo de caso a partir da percepção do cuidador. vol.17 no.2 Porto Alegre dez. 2013.Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2013000200009

Imagem:https://rsaude.com.br/umuarama/materia/psico-oncologia-o-que-e-e-quais-os-objetivos/15121