Atenção Básica ordenando cuidados com bebês de risco em Presidente Prudente.

13 votos

 

As ações nos serviços de saúde, em especial na Estratégia Saúde da Família, passam pela análise das condições de nascimento e de mortalidade das crianças que residem nos territórios ligados às Unidades de saúde. Para melhorar a qualidade destes serviços e garantir o diagnóstico precoce de possíveis alterações que podem interferir nos processos de crescimento e desenvolvimento infantil, 07 ESFs ligadas à Faculdade de Medicina da UNOESTE organizaram ações de Atenção Integral à Saúde da Criança. As ações  de promoção, prevenção e assistência à saúde dirigidas às gestantes e aos recém-nascidos têm grande importância, pois influenciam as condições de saúde das pessoas durante a infância e no decorrer da vida adulta.
Os estudantes do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/UNOESTE) são inseridos nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) de Presidente Prudente e Álvares Machado, no interior do estado de SP.
Nas ESFs, os estudantes aprendem que o recém-nascido de risco é aquele exposto às situações nas quais existe maior risco de evolução desfavorável e que necessitam de atenção prioritária em saúde. Desta maneira, a identificação e a caracterização destes pequenos usuários do SUS pode direcionar as
ações em saúde, na ESF e a elaboração de políticas públicas para prevenção e promoção de saúde nesta faixa etária. Facilitadores do PAPP estimulam a criação de ações para criação de ambientes saudáveis nos territórios adscritos às ESFs. Em uma dessas ações, realizada na ESF Humberto Salvador, em Presidente Prudente, estudantes, após participarem de atividades relacionadas à puericultura consideraram que existem estudos que demonstram os fatores de risco para recém-nascidos. Enfocaram o acompanhamento do desenvolvimento destes bebês ao longo da infância, que deve ser realizado pelas equipes da Atenção Básica.
Facilitadores consideraram que com a implantação da Estratégia Saúde da família houve um fortalecimento da Atenção
Básica no Brasil, alicerçada nos princípios de
integralidade e hierarquização da atenção, territorialização,
cadastramento da população e equipe multiprofissional.
Os acadêmicos, facilitadores e as mães dos pequenos usuários do SUS consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde relacionada à Atenção Integral à Saúde da Criança, realizada na área de abrangência da ESF Humberto Salvador, em Presidente Prudente, SP.

“Facilitadores consideraram que COM a implantação da…”

Referências:
Atenção Básica como ordenadora do
cuidado ao bebê de risco para alterações
do neurodesenvolvimento
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.scielo.br/scielo.php%3Fpid%3DS2317-17822018000300302%26script%3Dsci_abstract%26tlng%3Dpt&ved=2ahUKEwitpNKMpsnhAhU2ILkGHdlxBYUQFjABegQIBRAB&usg=AOvVaw3a0UdzEZ3YDP6Cx2GTBPrn
Consulta em 11 04 2019 às 22h 04min.

.