Atenção Diferenciada em Saúde e Sistemas Culturais Indígenas

5votos

Concepções sobre saúde e doença são inerentes as sociedades humanas, fazem parte do pensar e do agir em busca da cura ou da manutenção da saúde , sempre nos limites da compreensão humana.

        Da mesma forma , os povos indigenas possuem , com base em seu sistema cultural, crenças, visão de mundo e em suas proprias concepçoes de saude e doença, um  ” sistema medico “especifico, com noções e conceitos particulares de saúde e doença, de transmissão e de cura, compatives de saúde etnomedicina , existe , portanto entre esses povos , uma extensa variedade de conhecimentos que estão associados ao cuidado com a saúde e com o corpo.

        No nordeste , 33,7% dos índios residem em áreas urbanas . Este processo de aproximação mais forte com a cultura tradicional também refletindo numa nova realidade na saúde destes povos . problema como depende cia de drogas , sobretudo álcool e crack , começaram a ser retratados pelos indígenas dentro de suas comunidades , alem da forte presença de doenças cronicas nao transmissíveis, como diabetes e hipertensão .

      Dentro dos objetivos traçados no plano de Ação do Projeto de pesquisa  O PIAUI TEM ÍNDIO SIM para a temática sobre saúde indígena partiu deste cenário , se propô-se a oferecer serviços de saúde especializado no atendimento aos povos indígenas no III Forum Nacional de Museus Indigenas do Brasil, realizado na comunidade indígena de Nazaré , povo Tabajara (lagoa de São Francisco , Piaui)no período de 19 a 21 de outubro, realizado  através da Rede Indígena de Memoria  e Museologia Social do Brasil.