ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM AÇÕES GRUPAIS NA ATENÇÃO BÁSICA

7votos

As ações em grupo de fisioterapia na cidade de Arroio do Tigre tiveram início no período de maio de 2017, com o objetivo de promover um espaço de promoção e educação em saúde para a prática corporal. Participaram no período, 38 usuários.

O grupo surgiu pela grande demanda de atendimento devido a condições crônicas que afetavam de maneira negativa a qualidade de vida dos usuários. Inicialmente, foram realizadas avaliações cinético-funcionais dos usuários, individualmente pela fisioterapeuta. Os encontros acontecem uma vez na semana com duração de uma hora e foram planejados com conversas, discussões e práticas corporais (alongamentos, relaxamento e exercícios de fortalecimento muscular). Observou-se que os usuários participaram ativamente das atividades propostas com impacto positivo sobre suas condições de saúde.

O grupo contribui para o autocuidado dos participantes, sensibilizando para a prática corporal, tendo impacto positivo sobre a saúde dos usuários. Caracteriza-se como um espaço de troca de conhecimentos, de afetos, cuidado integral e humanizado. Sendo assim, as práticas em grupo desenvolvidas por fisioterapeutas devem ser estimuladas nos serviços primários em saúde, pois a fisioterapia tem um papel importante na prevenção e promoção da saúde, evitando o surgimento de condições crônicas.

*Os participantes autorizaram o uso das fotos.