Avaliação da Disciplina Humanização e Formação em Saúde – Maceió/AL

8 votos

“Avaliação da disciplina de Humanização e Formação em Saúde”, do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas.

Docentes: Prof. Dr. Sérgio Seiji Aragaki, Profa. Dra. Profa. Dra. Cristina Camelo Azevedo, Ms. Everson Santos Melo, Ms. Luzia M. G. M. Prata.

Me chamo Juliana Araújo Menezes, sou Assistente Social e a escolha pela disciplina de Humanização e Formação em Saúde se deu pela necessidade de apreender melhor o que é a humanização em saúde. Aprofundando os conhecimentos já existentes.

O meu processo formativo em humanização na saúde se deu partir do meu ingresso no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, comecei a conhecer a política e perceber o quanto minha realidade de trabalho estava distante dos princípios e do método da PNH.

Com essa disciplina passei a compreender melhor o movimento de mudança disparado pela PNH e a cada aula ficava pensativa e inquieta. Durante as aulas, dentre os relatos dos colegas, identifiquei que algumas situações que eu passava no local de trabalho, existiam em outros locais, entendi a necessidade de ter parceiros na humanização da saúde, a perceber as minhas atitudes e a pensar em estratégias para contagiar outras pessoas com a PNH.

A metodologia adotada pelos professores foi de inclusão, por meio das rodas de conversa, a partir de leituras prévias do conteúdo, podíamos socializar nossas experiências e por meio do coletivo estávamos construindo o conhecimento. E, apesar da disciplina ter tido um planejamento elaborado pelos professores, não era algo fechado e cada final de aula fazíamos a avaliação do momento e podíamos pactuar mudanças de acordo com as nossas necessidades. Essa metodologia utilizada na disciplina possibilitou que pudéssemos a todo o momento trazer nossas vivências e experiências para discussão no coletivo, com isso consegui assimilar melhor atitudes, refletir sobre minhas ações e dos colegas, perceber o que estava já naturalizado ao meu redor.

A disciplina oportunizou uma atividade prática e foi realizada uma roda de conversa no serviço, onde desenvolvi com os usuários e pude percebem o quanto esses sentem a necessidade de ser escutados e incluídos no processo, em seguida divulgamos essa atividade na rede humanizaSUS, uma ferramenta muito necessária na divulgação dos execelentes trabalhos desenvolvidos no SUS. A todo instante a disciplina estava estimulando minha reflexão e hoje sinto que ressignifiquei muitos dos meus conceitos. O que vivenciei com a disciplina, eu assemelho, a uma cortina que ia se abrindo e nos apresentando possibilidades de enxergar ao meu redor como mais criticidade e valorizar o que se tem bom, ao mesmo tempo, de se reconstruir novos modos de produzir saúde.

O momento da avaliação, foi uma experiência bem diferente do que já vivi, pude opinar e por meio da pactuação em grupo realizamos uma narrativa por escrito e a Tenda do Conto, na qual falamos como foi a experiência com a disciplina, nesse momento pude perceber o quanto a turma evoluiu, além de ter sido muito emocionante a escuta dos relatos.

Eu só tenho a agradecer a todos que fizeram parte dessa turma: Priscila, Camila, Diogo, Marcela, Larissa, Sandra, Prof. Sérgio, Prof. Everson, Profa. Luzia e Profa. Cristina. E dizer que eu indico que cursem essa disciplina porque é uma experiência única para a formação em humanização na saúde.

Forte AbraSUS!!