AvanSUS: o podcast sobre saúde pública, sobre saúde como direito

10 votos

 

Existentes há mais de quinze anos, os podcasts vem ganhando cada vez mais espaço no cotidiano dos brasileiros. O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda, ou seja, o ouvinte pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio (saiba mais em: Mundo Podcast – o que é um podcast).

Buscando nos aplicativos dos aparelhos celulares, você encontra podcasts sobre tudo…ou quase tudo! Tentando encontrar podcasts dedicados ao debate sobre saúde pública no Brasil, o sanitarista Marcos Andrey Dompieri descobriu que praticamente não existem programas sobre o tema* nesse espaço digital dos podcasts. Foi daí que veio a ideia de fazer um podcast pra discutir saúde pública, e num momento em que a compreensão da saúde como direito e conquista do povo brasileiro é crucial para que possamos SUStentar nosso sistema de saúde pensando na garantia da saúde como direito, e não como uma mercadoria.

A Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), que há mais de 45 anos congrega trabalhadores, profissionais, pesquisadores, docentes e estudantes que atuam no campo da Saúde Pública e Saúde Coletiva no Estado de São Paulo, bancou a ideia e daí nasceu o podcast AvanSUS: um podcast sobre saúde pública e sobre saúde como direito, pra defendermos e avançarmos nos direitos pelos quais vem lutando a sociedade brasileira há mais de cinquenta anos.

Ao Marcos se juntaram na equipe técnica Luiz Jorge Filho e Mariana Cóvo, graduandos da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Rafael De La Torre, psicólogo e integrante da APSP, e eu, Débora Aligieri, advogada, blogueira e ativista.

O piloto, com a participação do Marcos e do Luiz, que nos contam um pouco mais sobre o podcast AvanSUS, já está no ar e pode ser ouvido nas seguintes plataformas:

Castbox: https://castbox.fm/vb/ 135671268

Spotify: https://open.spotify.com/ episode/ 1AqG4KxTPnfLJGTKgOikte?si=m _ISnVn4Qrio7bIpE6OxLg

 

No dia 15 de março já gravamos o primeiro programa, um “papo de sanitaristas” delicioso com a graduanda em saúde pública Júlia Campos e o graduado Allan Gomes de Lorena, também autor do livro “Uma ou várias identidadeS para o sanitarista?” (resenha afetiva neste link: http://redehumanizasus.net/94820-uma-ou-varias-identidades-para-o-sanitarista-e-a-ocupacao-dos-espacos-de-formacao-e-trabalho-em-saude/). Além de conversarmos sobre a formação e a profissão do sanitarista, debatemos a difícil construção da identidade dos trabalhadores do SUS vinculados às Organizações Sociais de Saúde (OSS), que ocupam mais de 70% dos serviços prestados na cidade de São Paulo, seguindo um modelo de saúde privada dentro de um sistema público de saúde, e ainda o desafio de estudar saúde pública num momento em que se aprofunda a crise do SUS, e de extrema repressão do Estado contra as mobilizações e lutas sociais.

Imagens da gravação do podcast AvanSUS nº 1

Acompanhem, ouçam e compartilhem o nosso podcast AvanSUS, e vamos juntos defender o SUS e a saúde como direito de todos os brasileiros e brasileiras!

*Existe um podcast excelente sobre medicina, saúde, política e opinião, o Medicina em Debate, que também vale muito a pena acompanhar. A turma desse programa inclusive nos ajudou com dicas sobre como publicar o podcast.