Bahia avança na construção do Plano de Trabalho do Projeto AcolheSUS

8 votos

A 3ª Oficina Local do Projeto AcolheSUS que aconteceu nos dias 05 e 06 de julho, no HGE, em Salvador, foi um marco para avançarmos para a finalização do Plano de Trabalho!

GEL, GEE e consultora CGPNH reunidos para 3ª Oficina

O colegiado composto pelos Grupos Executivos Local e Estadual estava muito ativo e empenhado na tarefas! Nessa Oficina contamos com a presença de Madalena Braga, representante do NEMS-BA, que começou a participar deste grupo.

O primeiro dia foi dedicado para revistarmos a metodologia do Projeto AcolheSUS, garantindo que passamos pelas fases iniciais propostas para seguir em frente na elaboração do Plano de Trabalho.

Decidimos utilizar o primeiro dia para qualificação da Análise de Cenário a fim de facilitar a reorganização do Plano de Trabalho e ampliar a coerência entre as fases propostas. Realizamos o jogo dos 5 porquês, seguido da construção da Matriz de Causa-Efeito, conhecido como Diagrama de Ishikawa.

No segundo dia, com base nas discussões anteriores, investimos na organização do Plano de Trabalho. A proposta foi organizar um baralho com os objetivos e atividades propostas. Cada objetivo e atividade foi apresentado ao coletivo, que reuniu em temáticas. Nomeamos assim nossos pontos críticos priorizados: “Acolhimento Insuficiente” e ” Fragilidade da comunicação em rede” e distribuímos os objetivos e atividades para cada um deles.

“Baralho” do Plano de Trabalho

O ponto forte das atividades foi discutir a integração do Plano de Trabalho para AcolheSUS com Plano de Trabalho de Humanização do HGE!

Concluímos com a 3ª Oficina com o compromisso de finalização dos documentos da fase inicial para avançarmos no Plano de Trabalho. Próximo passo será trabalharmos com metas e indicadores deste plano!