Olá!
Uma das funções mais importantes de um Caps é a de aproximar o serviço da vida da cidade.
Nesse sentido estamos sempre nos utilizando do calendário anual de eventos e datas comemorativas como instrumento de inclusão social.
Com o início de cada ano a primeira grande agenda é sempre o carnaval enquanto expressão de arte e cultura popular.
Esse vem sendo o trabalho do Caps Tauá. Ainda bastante incompreendido, segue seu percurso construindo um legado para o campo da saúde mental no país.
O Centro de Atenção Psicossocial de Santo Antonio do Tauá é reconhecido por realizar um trabalho a partir da Política Nacional de Humanização do SUS cujo maior objetivo é a mudança do modelo de atenção e gestão em curso no Brasil.
Isso se dá através da inclusão dos diferentes sujeitos. Usuários, familiares, trabalhadores, gestores e a comunidade construindo o Caps que queremos de forma participativa e democrática.
Ainda somos um pingo no oceano por assegurar direitos as pessoas que grande parte da sociedade segrega e exclui.
Inseridos em uma cultura cuja representação social do louco perpassa pelo estatuto da incapacidade estamos dando voz aqueles que são objeto da discriminação e preconceito.
O Caps Tauá é não somente uma unidade de saúde, é um espaço de encontro, é um coração aberto a todos os dissidentes sociais e invisíveis que circulam pela cidade.
Estamos desenvolvendo há algum tempo um projeto de intercâmbio e troca de experiências entre usuários e trabalhadores dos Caps da região. Um dos frutos dessa iniciativa do nosso Caps foi colocado na tarde do dia 09/02 nas ruas do Tauá.
O Bloco Bilé da Cuca foi criado em Santa Izabel do Pará, mas foi em nossa cidade que ganhou as cores da alegria e cidadania.
Em nossas assembléias e Grupo de Trabalho de Humanização construimos de forma inclusiva não somente um bloco de carnaval, mas sobretudo um coletivo de pessoas buscando novas saídas para a vida.
Com enredo e composição,trazendo um alerta sobre a atual política de saúde mental no país, que ameaça a existência dos caps através do retorno dos hospício, homenageamos nosso ilustre Arthur Bispo do Rosário, de louco a artista vem encantar a sua vista.