Cantinho da Leitura ressignificando o espaço de espera do ambulatório do HILP

23 votos

Hoje (20), dia dedicado ao contador de histórias, os usuários do  HILP ganham mais um espaço de acolhida no hospital, o “Cantinho da leitura.” A iniciativa faz parte do EsperAção, um projeto implementado em 2018, que busca ressignificar a sala de espera do ambulatório. A proposta da ação é tornar a sala de espera um local  diferenciado: mais bonito, dinâmico, humano e acolhedor.

“Aqui temos realizado atividades educativas, informativas, lúdicas e agora culturais. Culturais, porque acreditamos que o hábito de ler favorece o aumento do conhecimento, além de ter a capacidade de formar cidadãos mais conscientes e críticos. Assim o Cantinho da leitura pretende incentivar as crianças  e adolescentes que passam pelo ambulatório do HILP a lerem mais, por meio da oferta de bons livros, teatros de fantoches e dramatização de algumas histórias infantis, enquanto aguardam o atendimento dos profissionais.” Destacou a coordenadora do projeto, Cristina Assunção.

Além do espaço decorado, o “Cantinho de leitura” dispõe de um armário com um acervo de aproximadamente 200 livros infanto-juvenis, que foram doados pelos profissionais, através de uma campanha organizada pelo Serviço Social do hospital.

O lançamento contou com a participação colaborativa da escritora e contadora de histórias infantis, Márcia Evelin, que encantou os participantes, principalmente as crianças, com as histórias infantis de sua autoria: “Segredo da chita voadora” e “O Boi do Piaui”, com acompanhamento musical da sua filha que é cantora e instrumentista.

De acordo com os depoimentos dos usuários, a atividade é muito positiva, pois além de lúdica, incentiva a leitura, e melhora o humor das crianças no ato da espera.