Capacitação em Ressuscitação Cardio Pulmonar (RCP) e Desengasgos para adolescentes.

6votos

Estudantes do Curso Médico da Universidade do Oeste Paulista ministram curso de capacitação em Ressuscitação Cardio Pulmonar (RCP) e Desengasgos para adolescentes de uma instituição educacional.

Na manhã do dia 10 de setembro de 2018, estudantes do quarto termo da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente realizaram uma atividade visando o aprendizado em prol da capacitação em ressuscitação e desengasgo em situações emergenciais adolescentes. A atividade foi realizada em parceria com a Fundação Mirim, entidade filantrópica, mantida por voluntários e empresas parceiras que compartilham do mesmo ideal, formar cidadãos, atendendo adolescente, por meio da Lei do aprendiz na faixa etária de 15 a 17 anos, oferecendo orientação profissional, educacional e social.

Nós, acadêmicos, assumimos o papel de difundir as técnicas e instrumentos que podem ser utilizados em situações de parada cardiorrespiratória (PCR) e engasgamentos, em situações do cotidiano, frisando a importância de seguir a técnica com rigor e demonstrando o passo a passo para uma boa efetividade da ressuscitação cardiopulmonar e desengasgamentos. Levamos em conta a diferença entre cada situação e a vulnerabilidade variável em relação aos tipos de vítimas que podem ser atendidas, explicando as intercorrências em adultos, crianças e bebês. Para a realização da técnica, contamos com a ajuda de um Desfibrilador Externo Automático (DEA), um boneco adulto e um boneco bebê, para a realização das manobras.

A experiência foi muito válida, tanto pela troca de informações que tivemos com os adolescentes, quanto pela recordação das técnicas por nós acadêmicos. Além disso, há importância em ressaltar que esses eventos, ocorrem com frequência e que, apesar de nem todos serem da área da saúde, a técnica deve ser conhecida por todos, para que assim, aumente a sobrevida em situações como essas.

A interação dos adolescentes foi evidenciada de forma positiva, demonstrando interesse pela atividade desenvolvida. Conseguiram compreender e não tiveram dúvidas, afirmando terem gostado da atividade e estado mais preparados para enfrentar possíveis situações.