Capacitando estudantes do Curso Médico para o Processo de Trabalho em Hanseníase, com base na PNH.

15 votos

Estudantes do Curso Médico da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) são inseridos em sete Estratégias Saúde da Família desde o primeiro termo da Graduação como membros das equipes interprofissionais. As ESFs foram escolhidas como cenários de Ensino e Aprendizagem, pois estão alicerçadas em princípios como: a família como foco de abordagem, em um território definido, a adscrição da clientela, o trabalho em
equipe multidisciplinar, a co-responsabilização, a integralidade, a resolutividade, a intersetorialidade e o estímulo à participação social.
Além das atividades práticas realizadas em sete ESFs nos municípios de Presidents Prudente e Álvares Machado, os estudantes participam de Semanas Integradoras de Disciplinas, com frequência regular no Campus 1 da Universidade. Em uma das Semanas Integradoras, os estudantes abordaram os Processos de Trabalho relacionados à Hanseníase.
A doença se mostra como problema de saúde pública em nosso país, aparecendo
nas estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) como segunda nação em número absoluto de casos detectados em 2009 (37.610).
Dessa maneira o grupo de proposição curricular da UNOESTE, Campus de Presidente Prudente, julgou importante inserir o assunto como mote para a Semana Integradora de Disciplinas, no mês de maio de 2019, para o quarto termo do Curso Médico.
São utilizadas Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem nas Semanas Integradoras e casos disparadores são oferecidos aos estudantes, pelos Facilitadores em pequenos grupos de aprendizes. São criadas questões de aprendizagem baseadas em conhecimentos prévios trazidos pelos estudantes. Após a criação das questões, é oferecido um tempo de uma semana para busca em publicações especializadas. Depois, os estudantes se reúnem com os Facilitadores para o fechamento da tutoria. São oferecidas oportunidades de aprendizagem prática pelos facilitadores, em cenários protegidos.
No fechamento da Semana Integradora os estudantes consideraram que ações de prevenção e controle da doença estão alicerçadas na realização da detecção oportuna
de novos casos, no tratamento com o esquema poliquimioterápico, na vigilância dos contatos domiciliares, na prevenção de incapacidades e na reabilitação.
Facilitadores consideraram que, para alcançar esses objetivos, é importante e
necessário se assegurar que as atividades de controle estejam descentralizadas na atenção primária à saúde, representada, no nosso país, pela Estratégia de
Saúde da Família (ESF).
Os Processos de Trabalho em Saúde, em conjunto com a Atenção Individual, Coletiva e com a Educação em Saúde, se constituem como os pilares para a formação dos futuros profissionais de Saúde, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso Médico editadas em 2014 pelo MEC. No caso da Atenção Primária o objeto de trabalho é determinado pelo perfil epidemiológico da população. Facilitadores consideraram que este objeto se evidencia no território objetivando produzir a assistência à saúde em hanseníase. Dessa maneira têm-se como objeto de trabalho as pessoas ou grupos, no território das ESFs de Presidente Prudente, que podem estar doentes, sadios ou expostos a riscos; os meios de trabalho correspondem aos saberes; e instrumentos utilizados pelos profissionais para alcançar a finalidade deste trabalho, que é realização das ações de prevenção e controle da doença preconizadas pelo Ministério da Saúde. Estudantes consideraram ainda que o trabalho em hanseníase deve ser compreendido como um processo dinâmico e contraditório, pois ele se articula com outras atividades do setor saúde e da sociedade e se transforma no atendimento das necessidades sociais. O estudo do processo de trabalho, dentro das suas dimensões técnicas e sociais, constitui-se a temática da tecnologia em saúde.
Os acadêmicos consideraram como positiva sua participação na Semana Integradora e programaram ações de Educação em Saúde a serem desenvolvidas nos territórios de Saúde nas ESFs de Presidente Prudente e Álvares Machado, no interior de SP.

Referências:
O PROCESSO DE TRABALHO EM HANSENÍASE: TECNOLOGIAS E
ATUAÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.scielo.br/pdf/tce/v20nspe/v20nspea30&ved=2ahUKEwiNyr3ojbfiAhV9HLkGHdFhA68QFjAHegQIChAB&usg=AOvVaw0j9PXyOQ3Hf3ca-ernRgDL
Consulta em 26 05 2019 às 13h 34min.