CAPS x HOSPITAL

11votos

Inicio minha reflexão buscando o conceito de CAPS e de HOSPITAL. CAPS = Centro de Atenção Psicossocial; HOSPITAL = Estabelecimento (também denominados hospícios ou manicômios) são hospitais especializados no tratamento de doenças mentais e/ou de transtornos mentais.
A palavra centro por si só soa melhor do que a palavra estabelecimento, e além disso ela nos traz a ideia de aqui ali exista um diálogo técnico mas afetivo, um direito de participação de todos, como se fosse uma roda de conversa. E sim, CAPS é tudo isso, ele proporciona um ambiente ( que na visão de leigos parece um lugar de loucos, gente perturbada ) harmonioso, além de ter objetivo total em atender a demanda que uma determinada pessoa traz, o CAPS sempre está buscando maneiras de reinserção social da mesma, ele possibilita a realização de diversas atividades como o artesanato.
Já um hospital psiquiátrico parece ter um olhar totalmente focado nas questões técnicas, os chamados sinais vitais. A preocupação de reinserção social acaba não existindo nesse local e o conceito de melhora para as pessoas que estão ali necessitando do serviço acaba sendo através de medicamentos, quartos fechados, mais medicamentos, contensão por que não?, se ele está agitado vamos conter não é mesmo? É uma tremenda hipocrisia acreditar que esse é o melhor jeito de tratar uma pessoa que está em surto de transtorno ou mental ou que é portadora de transtorno mental.
Fico pensando, e se tratássemos qualquer pessoa, que não necessita desse serviço do hospital psiquiátrico, da forma que tratam as pessoas que estão internadas lá, como se sentiriam? será que iriam ficar tranquilas? ou será que iriam ficar mais agitadas/”loucas”?