Cartas azuis um modo diferente de tratar em Itaperuna RJ

11 votos

Cartas de motivação anônimas ajudam na recuperação de pacientes
As irmãs Isadora e Victoria, estudantes de medicina, criaram um projeto inspirado pela filosofia conhecida como “slow medicine”, medicina sem pressa.

Por Fantástico  26/05/2019 21h46

Veja na íntegra aqui https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2019/05/26/cartas-de-motivacao-anonimas-ajudam-na-recuperacao-de-pacientes.ghtml

Na correria de um hospital público em Itaperuna, no estado do Rio de Janeiro, duas irmãs, estudantes de Medicina, e uma professora delas mudaram o ritmo dos atendimentos e recuperaram o tempo perdido no cuidado com os pacientes. O truque para isso é antigo: escrever cartas.
Isadora e Victoria criaram um projeto inspirado pela filosofia conhecida como “slow medicine”, medicina sem pressa. “O tempo com o paciente era muito curto, muito rápido. Era exames atrás de exames. Não tinha aquele tempo para ouvir o que o paciente sentia, o que estava acontecendo na vida dele”, conta Isadora.
Uma professora delas, e médica no hospital ligado à universidade onde elas estudam em Itaperuna, no estado do Rio de Janeiro, conhecia o conceito de “slow medicine”. Era o encontro que faltava.
As três criaram uma liga acadêmica para desenvolver projetos como o “Ajude Com Cartas”, que tem como chave cartinhas para pacientes. O destinatário e remetente não se conhecem. O carinho é anônimo, mas as palavras são como injeções de ânimo.
Eram três mulheres idealistas e hoje são 25 pessoas na equipe. A divulgação do projeto na internet criou uma rede cada vez maior de colaboradores que escrevem do Brasil todo e até de outros países.

https://globoplay.globo.com/v/7644853/