Centro de Controle de Zoonoses é visitado por estudantes, com foco nas epizootia e escorpionismo.

20 votos

A Unoeste, (Universidade do Oeste Paulista) insere os estudantes do Curso Médico na realidade comunitária desde o primeiro termo, como membros das Equipes Inter profissionais de sete Estratégias Saúde da Família, nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.
Os Facilitadores utilizam Metodologias Ativas como a Problematização, para criar questões de aprendizagem, nos Ciclos Pedagógicos, com ocorrência mensal nas Unidades de Saúde. Um dos temas abordados, a partir de uma Visita Domiciliar, foi a Epizootia. Este é um conceito utilizado na Saúde Pública para qualificar a ocorrência de um determinado evento em um número de animais, que ocorre ao mesmo tempo e na mesma região, podendo levar ou não à morte. Facilitadores organizaram, a partir das necessidades educacionais dos acadêmicos, uma Visita Técnica ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado no território da ESF do Jardim Primavera. Estudantes entenderam que a principais Epizootias são: Dengue, Febre Amarela, Febre do Nilo Ocidental, encefalite de Saint Louis, Mayaro, Oropouche, Chikungunya e Encefalites Equinas. Facilitadores salientaram que a vigilância em epizootias, mais especificamente em primatas não humanos, tem como objetivo a prevenção de casos humanos de febre amarela por meio da identificação precoce da circulação viral na população de macacos mortos ou doentes (vigilância passiva). Os participantes consideraram como positiva a visita ao Centro de Zoonoses localizado no Município de Presidente Prudente, SP. Além do tema relacionado às Epizootias, os estudantes foram capacitados, no CCZ de Presidente Prudente, para reproduzir informações, na comunidade local, relacionadas aos acidentes com escorpiões. Como os temas, Dengue e Escorpiões são muito frequentes neste período chuvoso do ano, os estudantes do Curso Médico focaram as ações de Educação em Saúde para a população adscrita à Estratégia de Saúde da Família (ESF) Primavera, na criação de ambientes saudáveis na Comunidade local.

Referências:
Epizootias. Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://portalsinan.saude.gov.br/epizootia&ved=2ahUKEwj865mSu5vhAhVBHrkGHWYyAwUQFjAAegQIBRAB&usg=AOvVaw0MyIj_OmyF9T0hAQatMsY2
Consulta em 23 03 2019 às 16h 18min.