CGPNH e SES-PB fortalecendo o cuidado em saúde na Maternidade Frei Damião/Paraíba

7votos

O Projeto AcolheSUS na Maternidade Frei Damião, da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba está no processo de modelização de seu Plano de Trabalho, após passarem pela identificação dos problemas, caracterização dos mesmos, priorização dos mais importantes, definição de governabilidade, definição de metas, indicadores e modelização. A modelização do Plano, utilizando modelo lógico para a resolução dos problemas priorizados, com atividades, ações, insumos e responsáveis  voltados para os objetivos de dar solução aos problemas trazendo mais organização, participação conjunta dos trabalhadores focadas no objetivo de causar mudanças internas e externas quando das articulações em rede, com indicadores definidos para avaliação e monitoramento, possibilitando verificar e rever o que for preciso adequar.

A descoberta da potência do colegiado, da construção conjunta, tem se revelado para todos os participantes do processo, uma força motriz nunca antes percebida.

Além da participação dos profissionais  da Secretaria de Estado da Saúde e da MFD, o projeto tem contato com a participação do LAZER/ENSP/FIOCRUZ e da Coordenação Geral da Política Nacional de Humanização (CGPNH), da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

A partir do mês de junho, além da Consultora Hiojuma Monteiro, que vem acompanhando o projeto, a CGPNH passou a ofertar o implemento de uma consultora local, Dra. Maria Beatriz Fernandes e de três Especialistas: Dr. Gilberto Scarazatti/Unicamp e Dr. Ricardo Volpe/UFRN, ambos com expertise em Gestão da Clínica e  da engenheira Flávia Borges Leite, com expertise em Projetos Co-geridos de Ambiência. Com estes aportes, o Projeto ganha mais força a partir da implantação e/ou implementação de ferramentas que qualificarão o cuidado da atenção à saúde prestados pela MFD, em rede.

Nos dias 02 e 03/08/2018, a CGPNH, estará promovendo oficina de qualificação em Gestão do Cuidado e Ambiência, quando estarão participando consultores centrais, consultores locais e especialistas.

E nos dias 30 e 31/08/2018, estará acontecendo a 7a. Oficina do Projeto AcolheSUS, na MFD. É a PNH/SUS, promovendo mudanças nos modos de gerir os cuidados em saúde, envolvendo usuários, trabalhadores e gestores.