Ciclo de Debates com Maurizio Lazzarato no Rio de Janeiro

10votos

 

Nos dias 23 e 24 de outubro, o sociólogo e filósofo italiano Maurizio Lazzarato estará presente em um ciclo de debates organizado pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos em parceria com o PPGSA-UFRJ, o Departamento de Sociologia e Metodologia da UFF e o PPGS-UFF. As duas sessões tratarão das questões do desmonte do Estado de Bem-Estar Social e da relação entre governança e dívida pública.

A primeira atividade, “Governar pela Dívida ou a Fábrica do Homem Endividado”, vai acontecer no ICHF, Bloco O do Campus Gragoatá, às 17h do dia 23 de outubro. Já a segunda, “Atualidade do neoliberalismo e o desmonte do Estado de bem-estar social”, será realizada no Colégio Brasileiro de Altos Estudos, às 18h do dia 24/10.

Lazzarato é pesquisador da CNRS – Universidade Paris I e membro da Escola Internacional de Filosofia. Também é fundador e integrante do conselho editorial da revista Multitudes. Sua contribuição se concentra na ontologia do trabalho e nas temáticas capitalismo cognitivo, trabalho imaterial e movimentos pós-socialistas. É autor do livro “Signos, Máquinas, Subjetividades”.

No CBAE, foram convidadas as professoras Lena Lavinas e Tatiana Roque como debatedoras. Lavinas é doutora em Economia pela Universidade de Paris e professora do Instituto de Economia da UFRJ. Roque possui doutorado em História das Ciências e da Técnica e Epistemologia e é professora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia.