Ciclo de Palestras marca as comemorações do Dia Mundial do Rim

10 votos

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, o Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina-Pi, realiza o I Ciclo de Palestras sobre Doenças Renais. Na abertura, a médica nefrologista, Celina Castelo Branco, anunciou a que mais dois transplantes renais serão realizados neste dia.  Este ano,  o HGV já realizou quatro transplantes renais.

Os receptores são C.N.S, 39 anos, do município de São Raimundo Nonato e C.B.M, 46 anos, do município de Picos. Segundo a médica especialista em transplante renal, Celina Castelo Branco, as pessoas precisam se preocupar com o rim, porque a doença renal é silenciosa e tem como fatores de risco a hipertensão, a diabetes, o tabagismo e a obesidade.

Para o coordenador do evento, o enfermeiro Jarbas Alves, o objetivo do Ciclo de Palestras é divulgar as informações relacionadas à prevenção, os cuidados e a importância do diagnóstico precoce das doenças renais.

Participaram também da abertura, o coordenador médico do Transplante, Ricardo Mangueira, o coordenador de enfermagem da Nefrologia, Jarbas Alves, a nutricionista da Nefrologia do HGV, Fátima Lira e a nutricionista da Novafapi,  Andrea Fernanda.

Atendimento

A Clínica Nefrológica do HGV atende 44 pacientes renais crônicos em Programa de Hemodiálise e seis em diálise peritoneal. A clínica também faz acompanhamento a 280 transplantados de rim com atendimento ambulatorial e internação.