CONCEITO DE AMBIÊNCIA EM UM CAPS AD

14 votos

  Olá pessoal, sou acadêmica do quarto semestre de psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria, faço a disciplina de Introdução a Psicologia da Saúde com o professor Douglas Oliveira, que nós solicitou uma postagem na Rede sobre um assunto de interesse próprio que pudéssemos linkar com a disciplina. Pelo fato de fazer o estágio básico de observação em um CAPS AD da cidade, me interessei sobre o conceito de ambiência e resolvi trazer um pouco para vocês:


   O conceito de Ambiência no CAPS diz respeito a uma grande importância para a configuração do serviço, segundo Willrich et. Al. (2013, p. 2), pensa-se ambiência como um local com estrutura física adequada e disponibilidade de recursos humanos e materiais, os quais possibilitam o acolhimento do usuário e família, privilegiando o conforto e a subjetividade no processo terapêutico. O conceito de ambiência na saúde surge com a Política Nacional de Humanização (PNH), na concepção da PNH a ambiência aparece afinada com a perspectiva da produção de saúde, tendo em vista a possibilidade de se potencializarem, na arquitetura, na organização do espaço e das pessoas (profissionais e usuários), as trocas sociais e os vínculos.
O CAPS AD surgiu num contexto de um centro para atendimento de pessoas dependentes de álcool e drogas. Segundo Lacerda e Rojas, 2017: “O CAPS AD, de acordo com as premissas da reforma psiquiátrica, é um serviço público, de atenção diária, voltado não só para o tratamento dos usuários em relação ao uso de drogas mas, também, para sua reinserção familiar, social e comunitária.”
A ambiência é um momento de descontração para os usuários da saúde mental, assim eles podem ir e conversar com os profissionais da saúde, tomar um café, ter uma escuta de uma forma diferente e não tão formal. Entende-se que este acontecimento tem que se dar em um espaço confortável, tanto ao ar livre como dentro das salas do CAPS. A autonomia e a liberdade do paciente são muito preservadas.